PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Relíquias de Santo Arnaldo Janssen e São José Freinademetz chegam a Paróquia São Sebastião, Barra Mansa com Procissão e Missa, presidida por Dom Luiz Henrique: “Eis me aqui a serva do Senhor”

A chegada das Relíquias dos Santos Fundadores da Congregação do Verbo Divino, Santo Arnaldo Janssen e São José Freinademetz, em 7 de outubro, na Festa de Nossa Senhora do Rosário, na Paróquia São Sebastião, Barra Mansa, foi aberta com Procissão, na CEB Santo Arnaldo Janssen, Diocese de BP V.Redonda.

Na chegada, o bispo diocesano Dom Luiz Henrique presidiu Missa e falou sobre a força de Santo Arnaldo Janssen e São José Freinandemetz na ação missionária da Igreja.

“A memória de Nossa Senhora do Rosário, a qual, celebramos hoje é uma devoção antiga na Igreja. Uma coincidência com a chegada das relíquias de Santo Arnaldo Janssen e São José Freinandemetz, porque foi Maria que inspirou Santo Arnaldo a fundar a SVD pelo mundo. Uma inspiração pelo mistério da Encarnação, em que Deus assume a condição humana. Santo Arnaldo desbravou e inspirou-se em Maria, pois fez com que a Igreja se tornasse mais missionária. São José Freinandemetz, é o primeiro missionário enviado da SVD para a China. Ele anunciou a mensagem de Cristo nas diversas culturas para enriquecer as nações pelo mundo afora. Graças a Deus temos missionários verbitas por todo o mundo. Jesus deu total liberdade para que todos os seguissem, tanto que em algumas de suas passagens, o povo achou sua mensagem muito dura e começaram a afastar-se dele. Jesus perguntou aos seus discípulos: e vocês querem continuar a seguir? Pedro respondeu bem: Senhor só tu tens palavras de vida. Na Festa de Nossa Senhora do Rosário, o Evangelho nos fala da apresentação do Senhor a Maria. Ela responde: sim, eis me aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa vontade. Ela não traiu o Senhor. Nós também não podemos trair o Senhor. O rosário é a nossa aproximação com Maria, e oferecemos rosas a Maria. Rezamos o Rosário com seus mistérios gloriosos e dolorosos. São quatro mistérios, e o povo acostumou a dizer: terço. Rezar o terço, o que nos ajuda a refletir e a meditar a encarnação do verbo com toda a vida de Jesus e sua entrega por amor a nós. É a certeza da vitória. Maria assunta ao céu. O Rosário deve ser sempre valorizado e incentivado. É o nosso carinho por Nossa Senhora, tanto que realizamos o 1º Congresso Mariano Diocesano, em setembro deste ano”, ressaltou Dom Luiz. No fim da Missa, Dom Luiz abençoou a CEB Santo Arnaldo Janssen e padre Renê de Oliveira (SVD) leu a ata de fundação e a trajetória histórica de evangelização.

 

Vagner Mattos