PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Pastoral Carcerária Diocesana se reúne na Matriz de São Sebastião, Barra Mansa e discute ações relacionadas aos presos, familiares e vítimas

A Pastoral Carcerária Diocesana se reuniu na Matriz de São Sebastião, Barra Mansa, Diocese de Barra do Pirai Volta Redonda em 2 de abril, sob assessoria do padre Nilson dos Santos e pela coordenação de Rômulo Saloto. Na oportunidade discutiram questões pertinentes aos desafios e prioridades da ação missionária desta Pastoral.

O advogado e membro da Pastoral Carcerária da Paróquia São Sebastião, Eduardo Linhares disse que após um momento de oração, conduzido pelo padre Nilson, foram tratados diversos assuntos relacionados aos trabalhos desenvolvidos pela pastoral em nível diocesano. Entre eles: criação de um calendário de encontros presenciais da pastoral para todo o ano de 2022. Encontro de Formação Psico-afetiva para agentes e familiares dos irmãos privados de liberdade. Será convidado um profissional da área de psicologia com experiência no contexto da pastoral, dos agentes de pastoral, familiares de presos, para que a formação seja específica para as questões desse segmento pastoral. O coordenador diocesano da pastoral se encontrou com o bispo diocesano Dom Luiz Henrique e apresentou dois assuntos: 1- um espaço de comunicação entre os familiares e os detentos, através de um programa na Rádio Sintonia do Vale, onde eles possam levar suas mensagens gravadas, recados, saudações aos parentes que se encontrem presos. 2- ter um canal de comunicação com as comunidades através da presença, por convite, nos conselhos paroquiais para apresentar o que é a Pastoral Carcerária, o serviço que realiza e sensibilizar as lideranças paroquiais, a convidarem novos leigos para atuarem na pastoral.

Foi discutido a necessidade da realização uma Campanha para kits de higiene pessoal para mulheres presas. A realização de confissões e celebrações eucarísticas, nas unidades prisionais de Volta Redonda e Resende. Incrementar o trabalho de visitação, realizado pelos agentes no DEGASE, na Cadeia Pública Franz de Castro ambos em Volta Redonda e no Presídio de Resende. Foi destacado o trabalho realizado pela Pastoral Carcerária com os familiares dos presos, desenvolvido pela equipe da região Barra Mansa, através de reuniões regulares com eles na Matriz de São Sebastião.

Vagner Mattos, apoio Eduardo Linhares