PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Paróquia São Sebastião, Barra Mansa promove Encontro de Formação sobre a Encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti “Fraternidade e Amizade Social”

A Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, Fraternidade e Amizade Social, foi o tema do Encontro de Formação, da Paróquia São Sebastião, Barra Mansa, em 6 de abril, sob assessoria da Doutora em Teologia, Maria Joaquina Fernandes Pinto, tendo a participação do padre Renê de Oliveira (SVD), Diocese de BP V.Redonda. O Fratelli tutti em português: 'Todos irmãos'; subtítulo: "sobre a fraternidade a amizade social", escrita pelo Papa Francisco indica a fraternidade e a amizade social para construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça. É composta por 8 capítulos e 287 itens, estabelecendo duas novas orações: a "Oração ao Criador" e a "Oração cristã ecumênica". A assessora Maria Joaquina fez um resumo dos oito capítulos da Encíclica: “As sombras de um mundo fechado”; “Um estranho no caminho”; “Pensar e gerar um mundo aberto”; “Um coração ao mundo inteiro”; “A melhor política”; “Diálogo e amizade social”; “Caminhos e um novo encontro”; “As religiões a serviço da fraternidade no mundo”. Ela destacou pontos relevantes e comentou de acordo com a realidade do contexto brasileiro e mundial. No fim do encontro, Maria Joaquina apresentou sugestões para uma ação mais efetiva: Planejamento conjunto; Conhecimento da realidade; Conhecimento da palavra de Deus; Conhecimento da Doutrina Social da Igreja; Espiritualidade.

“O papa Francisco apresenta nesta Encíclica no capítulo 1, a preocupação de que as pessoas vivem em um mundo de sombras, falta de interesse pelo bem comum e com os problemas sociais do mundo. Ele fala das distorções que possam estabelecer a democracia , liberdade e justiça”, ressaltou Maria Joaquina.

O encontro foi encerrado com agradecimento e Benção do padre Renê de Oliveira.

 

Vagner Mattos