PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Palestra com frei Rodrigo alerta sobre riscos da mineração predatória ao Meio Ambiente

O problema da mineração e suas consequências para o meio ambiente e o ser humano foram abordadas na palestra ministrada no dia 31 de agosto pelo assessor do grupo de Mineração da CNBB, frei Rodrigo Peret (OFM), no salão paroquial, com a presença de jovens, adolescentes, estudantes e dos padres: Ozanan Carrara (SVD); Francisco Augusto (SVD); Francisco Silva; José Vidal e a irmã Ana Maria Soares. Frei Rodrigo expôs questões defendidas pelo Papa Francisco como a necessidade da Conversão Ecológica; viver no mundo como um dom recebido; consciência planetária amorosa de formar os outros seres para uma comunhão universal; desenvolver a criatividade e o entusiasmo para resolver os problemas do mundo; lutar para que a vida no planeta continue.

 

- Somos contra a mineração predatória baseada simplesmente no lucro desenfreado das grandes empresas causando danos irreversíveis às pessoas e aos seres vivos. A população da cidade de Paracatu (MG) sofre devido à mineração, e de acordo com o Hospital do Câncer de Barretos (SP), foram registrados 1.153 casos de câncer em 2014. Mineração mata! - disse frei Rodrigo, confirmando seu comentário exibindo reportagem do extinto programa CQC, da TV Band, que denunciou a exploração mineral em Paracatu.

 

O encontro foi encerrado com sugestões práticas de frei Rodrigo para acompanhar o poder público, cobrar, denunciar e lutar para que o meio ambiente não seja deteriorado, formando grupos como por exemplo: de observação das áreas locais em risco de erosões; desmoronamentos e contaminação dos solos.

 

Vagner Mattos