PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
CEB Santo Arnaldo Janssen, Barra Mansa festeja Padroeiro com Procissão e Missa presidida pelo padre Renê de Oliveira: 22 anos de ação missionária!

A CEB mais nova da Paróquia São Sebastião, Barra Mansa, Santo Arnaldo Janssen completou 22 anos e comemorou em 15 de janeiro, com Procissão e Missa, no bairro Intanha, presidida pelo padre Renê de Oliveira (SVD), Diocese de Barra do Pirai Volta Redonda. Na meditação ao Evangelho, o padre destacou a história de Santo Arnaldo como um exemplo de resistência, espiritualidade e ardor missionário.

“A Congregação do Verbo Divino está em quase todo o território brasileiro e em mais de 70 países, com cerca de 5 mil pessoas, entre mulheres e homens para anunciar a palavra de Deus. Santo Arnaldo fundou o Apostolado da Oração para preparar os leigos para a missão, isto em uma época em que os leigos não eram reconhecidos pelo seu papel na Igreja. Santo Arnaldo abriu suas casas para realizar retiros, a fim de fortalecer a missão onde a Congregação estava. Ele criou a revista Mensageiro do Coração de Jesus, chamando a atenção para a comunicação libertadora do Senhor. Um homem com uma espiritualidade muito séria e profunda. Assim a SVD foi crescendo e se fortalecendo. Santo Arnaldo conseguiu tudo para a obra missionária, o que envolvia vários segmentos de estruturação das casas missionárias na Europa, na Ásia, África e China. A missão naquele contexto também de guerras, nos países como: Sudão, Filipinas, onde tive a oportunidade de atuar. Os missionários nesses países correram risco de morte e tiveram que ser transferidos para outros locais por questão de segurança. São José Freinandemetz, foi o primeiro missionário da SVD que foi para a China. Santo Arnaldo Janssen confiou aos padres a aprender a língua dos países onde a SVD estava presente na missão. Isto era para saber, conhecer, respeitar a cultura do povo para saber fazer a missão inculturada. Santo Arnaldo incentivou os padres para atuarem com os recursos da comunicação, na educação, promovendo colégios, e também junto aos pobres e excluídos, defendendo com a justiça e a paz, cuja SVD, tem uma dimensão a Jupic, na promoção dos direitos humanos, nos países em conflitos de guerras. Em Barra Mansa, e na Diocese de BP V.Redonda a SVD chegou em 1929, quando a diocese ainda tinha poucas igrejas e a Congregação foi reerguendo as CEBs, tendo a Paróquia São Sebastião, Barra Mansa como mãe de todas as paróquias e comunidades eclesiais de base. Somos um dos primeiros na obra de evangelização diocesana. Isso tudo faz parte do trabalho do povo que sempre reconheceu, apoiou e incentivou a formação de novas comunidades. É a semente de Santo Arnaldo Janssen, que vai crescendo como o Evangelho de Cristo”, disse padre Renê.

No fim da Missa, padre Renê deu a Benção final com a imagem de Santo Arnaldo Janssen.

 

Vagner Mattos