PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
CEB São Francisco de Assis, bairro Nova Esperança, Barra Mansa celebra Missa em Ação de Graças pelos 45 anos de Inauguração da Capela, no 5º Domingo da Quaresma: “Se alguém me serve, meu Pai o honrará”

Inaugurada por Dom Waldyr, em 1979, a capela da CEB São Francisco, bairro Nova Esperança, Paróquia São Sebastião, Barra Mansa, foi lembrada com Missa em ação de graças, presidida pelo padre Renê de Oliveira (SVD), em 17 de março, 5º Domingo da Quaresma, Diocese de BP V.Redonda. Na meditação ao Evangelho, o padre ressaltou a força da CEB São Francisco de Assis e sua trajetória na transformação social.

“É uma alegria darmos graças a Deus por tudo aquilo que ele nos fez, e faz. Hoje, a CEB São Francisco recorda um momento histórico: a capela, lugar privilegiado da presença missionária do Senhor. No Evangelho, Jesus nos orienta a sermos semente, assim como ele foi, tendo uma conduta de desapego às coisas materiais. Ele disse que o trigo precisa dar frutos e pra isso precisa morrer. Jesus é a nossa esperança, pois abriu mão do conforto, da sua terra natal, e colocou-se nas estradas da vida, sem fronteiras, cheias de fome, miséria e guerras. Sua missão de amor ao Pai o levou ao encontro das adversidades com seus conflitos e tensões. Ele deu voz, vida, proclamou a justiça e disse: atire a primeira pedra quem não tem pecado. Se o grão de trigo não morrer pra que ele serve? Jesus morreu na cruz, nos glorificou e ao Pai, mantendo-se fiel por amor, justiça e obediência ao Pai. O tempo da quaresma nos chama a refletir se estamos vivendo de acordo com os preceitos de Deus. Que nos preocupemos com aqueles mais vulneráveis da sociedade que são os excluídos. Aproveitemos este tempo quaresmal para nos reconciliarmos e nos amarmos como Jesus nos amou. Participemos dos encontros nas casas dos GEBs, dos encontros catequéticos, da Via Sacra, roteiros contidos no manual da 60ª Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema: Fraternidade e Amizade Social. É uma campanha em que o Papa Francisco nos orienta, através da sua Encíclica Fratelli Tutti, a respeito da amizade social, a necessidade de nos tornarmos irmãos e irmãs de fato. Ate Jesus reconheceu seus discípulos, não só como seguidores, mas como amigos”, disse padre Renê.

Catequiizandos que farão a Primeira Comunhão e a Crisma fizeram o Rito do Escrutínio da Iniciação à Vida Cristã (IVC), conduzida pelo padre Renê. Após a Missa, teve confraternização com direito ao corte do bolo, canto do Parabéns, no pátio da igreja.

 

Vagner Mattos