PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
11º Encontro Nacional de Fé e Política é aberto em Natal (RN) com a participação da Paróquia São Sebastião

O 11º Encontro Nacional de Fé e Política teve a participação da Paróquia São Sebastião e foi aberto em 12 de julho, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal, Arquidiocese de Natal (RN). Uma coreografia recordou a arte circense e animou a acolhida aos cerca de mil participantes de todo o Brasil. O arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, abriu o encontro dando boas vindas ressaltando a convivência como elemento fundamental para fortalecer as lideranças.

 

- Este movimento tem sua mística própria e por isso quem veio até aqui traz sua experiência que complementa e fundamenta a ação - disse Dom Jaime.

 

A primeira Conferência como o tema do encontro: “Democracia, Políticas Públicas e Alternativas Sociais: Sinais dos Tempos na Construção do Bem Viver”. A assessoria foi da vereadora do PT/RN, Divaneide Basílio, e de Gilberto Carvalho.

 

- Nosso país passa pelo genocídio das organizações sociais principais como a Educação, Saúde e Emprego. Esse avanço do conservadorismo que vai acabando com nossa Democracia, colocando em risco nossas conquistas de um passado bem próximo de apenas 30 anos com a Assembleia Constituinte e a Constituição Brasileira. É um desafio diferente, mas com o mesmo propósito de extermínio da classe trabalhadora. O poder dominante quer nos dissolver através de estratégias fascistas - analisou Divaneide.

 

- A gente anda sofrendo, mas quem sofre mesmo são aqueles que já perderam a esperança. É necessário lembrarmos a construção da Constituição Federal cuja discussão era bem mais antiga com a resistência da Ditadura Militar, em um tempo que sabíamos que tínhamos que nos aproximarmos do povo sofrido e vítima daquele sistema de morte. O que é importante é que aprendemos com o educador Paulo Freire, através do método: ver, julgar e agir, a esperança da construção de uma nova sociedade em que o povo pudesse participar e ser sinal de mudança. Conseguimos a duras penas com o governo popular manter estas conquistas e melhorá-las, mas que agora passa pelo desmonte e regresso a escravidão - comentou Gilberto Carvalho.

 

O encontro foi encerrado com momento de orientações práticas do roteiro dos três dias do evento e oração final.

 

Vagner Mattos