PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
COMUNIDADES ECLESIAIS
São Pedro
HISTÓRIA DA COMUNIDADE

HISTÓRIA DA COMUNIDADE ECLESIAL SÃO PEDRO, BAIRRO SÃO PEDRO

Antes da fundação da comunidade Eclesial de Base São Pedro, bairro São Pedro, as pessoas católicas do bairro participavam ativamente da comunidade Santa Clara. Contudo, foi passando os anos e viu-se a necessidade de fundar uma igreja católica no bairro São Pedro, devido um número maior de participantes e aumento do número de moradores do bairro. Sendo assim, em 26/09/1976, criou-se uma comissão de membros do bairro para fazer uma festa com objetivo de angariar fundos para construção de uma igreja. Foi à primeira festa para arrecadar fundos que aconteceu em 06/11/1976. O terreno da igreja foi doado pelo Sr Dailton Fernandes de Carvalho em março de 1957.

Em 07/01/1977, foi realizada uma reunião na casa do Sr. Adib Felix, morador do bairro, juntamente com outros moradores, com objetivo de constituir a igreja. Conduziu a reunião o padre Américo, pároco da Paróquia de São Sebastião de Barra Mansa. Nesta reunião foi fundada a Comunidade Eclesial de base, sendo eleita a primeira coordenação da igreja, sendo: Coordenador geral: Horácio Veríssimo da Silveira; Vice-coordenador; Antônio Belmiro; Coordenador social: Mário Antonio Dias e João Batista da Silva; secretário: Miguel Osório Machado; vice-secretário: José Nascimento da Silva; Tesoureiro: Natalino Nascimento da Silva; Vice-tesoureiro: José Nascimento da Silva.

Neste mesmo dia foram escolhidos para coordenar os grupos de reflexão nas casas os senhores: Horácio Verísssimo da Silveira, Antônio Belmiro e José Saturnino Vicente; como coordenadores do grupo de jovens: Miguel Osório Machado; Cleni Ferreira da Costa e Niceia Martins Garcia e como catequistas: Cleide Ferreira da Costa e Terezinha Dias.

As celebrações da palavra começaram a ser realizadas na Escola Municipal Matilde Franco de Carvalho, sempre as domingos as 19h. O grupo de jovens e catequese também funcionavam na escola. A partir de 17/09/1977, foram iniciadas as reunião do conselho comunitário sempre nos últimos sábados de cada mês.

 A partir de setembro de 1977 a igreja de São Pedro começou a ser construída com a ajuda da comunidade, através de doações, sendo feito um livro de ouro para arrecadação e várias festas até chegar a sua conclusão. Tudo com a ajuda da Paróquia de São Sebastião e no segundo domingo de junho de 1978, foi celebrada a primeira missa na igreja. Após a missa foi servido um bolo para confraternização, junto com a comunidade (a igreja neste período ainda estava em obras, faltando acabamento e pintura).

Os primeiros zeladores da igreja foram: Eva Pereira da Silveira; Jacira Maria do Nascimento; José Tomaz Cordeiro e dona Josefa. 

A partir de 1979 foi surgindo outros serviços na comunidade como: Caixa Beneficente; Dízimo; Batismo; Legião de Maria; Grupos de base, que eram antes chamados de grupos de reflexão.

Em 1980 foi construída a escada central de acesso à igreja e o piso da igreja.

Em fevereiro de 1981, foi formada uma comissão para tratar de assuntos para melhoria do bairro, como rede de esgoto, calçamento, cujas reuniões eram realizadas na igreja.

Em 1981, à Igreja de acordo com a Diocese passa a seguir as novas diretrizes de evangelização transformadora, conforme as realidades do povo, ligando fé e vida.

Em 1983, às reuniões da comissão para tratar assuntos do bairro, passa a ser realizada na Escola Municipal Matilde Franco de Carvalho, com a presença de todos os moradores.      

 

 

Niceia Garcia, CEB São Pedro

Revisão jornalística: Vagner Mattos

HISTÓRIA DO SANTO

São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulos. É considerado o fundador da Igreja Cristã em Roma e o seu primeiro papa.

As principais fontes que relatam a vida de São Pedro são os quatro Evangelhos Canônicos, pertencentes ao Novo Testamento, escritos originalmente em grego e em diferentes épocas, pelos discípulos Mateus, Marcos, Lucas e João. O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho.

São Pedro nasceu na Betsaida, na Galileia. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome de nascimento era Simão (ou Simeão). Pedro era pescador e trabalhava com o irmão e o pai.

Por indicação de João Batista foi levado por seu irmão André para conhecer Jesus Cristo. No primeiro encontro Jesus o chamou de Kepha (pedra, em aramaico) Petros em grego. Nessa época de seu encontro com Cristo, Pedro morava em Cafarnaum, com a família de sua mulher.

Fontes de Informações Sobre Pedro

As fontes de informações sobre a vida de Pedro são os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos Lucas e João). É citado também nos Atos dos Apóstolos, nas Epístolas de Paulo e nas duas Epístolas do próprio Pedro.

Discípulo e Apóstolo

Pedro fez parte dos discípulos mais íntimos de Jesus, tendo se dedicado a Jesus com zelo extremado, marcado por atitudes impulsivas, como quando usou a espada para defender seu mestre. Seu nome ocupa sempre o primeiro lugar nas listas de discípulos mencionados nos Evangelhos Sinóticos.

A posição de Pedro se firmou diante da declaração de Jesus: “Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu” (Mateus 16,18-19).

Após a morte e ressurreição de Jesus a liderança de Pedro se acentuou, conforme a narração na primeira parte do livro dos Atos dos Apóstolos. Além de presidir a assembleia apostólica que elegeu Matias como substituto de Judas, Pedro fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes.

São Pedro com seu primeiro sermão levou três mil pessoas a receberem o batismo, presidiu a primeira comunidade cristã, dirigiu o Concílio de Jerusalém e deu início a um trabalho missionário.

Tendo viajado por vários povoados e se dedicando a conversões de pagãos, esteve em Samaria, Lida, Jope e Cesárea. Esteve também em Antioquia onde, segundo alguns, teria sido bispo.

Encontrou-se com São Paulo em Jerusalém, e apoiou a iniciativa deste, de atrair não judeus para a fé cristã. Após esse encontro foi preso por ordem do rei Agripa I.

Foi encaminhado a Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu a comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana, e por isso segundo a tradição, foi crucificado por ordem de Nero.

 

Morte de São Pedro

Segundo relatos aceitos pela Igreja Católica, Pedro viveu em Roma, onde, segundo a tradição, foi morto por ordem de Nero, no ano 67 da Era Cristã. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, segundo seu desejo, pois não considerava digno de morrer como seu mestre.

Documentos autênticos do século IV afirmam que São Paulo teria sido enterrado ao longo da via Triunfal, no local chamado de elevações vaticanas. Sobre a sua sepultura, santo Anacleto, o terceiro bispo de Roma, levantou um santuário que aos poucos se tornou o ponto de encontro dos cristãos.

 

Basílica de São Pedro

Em 316, Constantino, o primeiro imperador cristão, permitiu que o bispo Silvestre I erguesse no mesmo local do santuário erguido na sepultura de São Pedro, que já servira de sepultura para os primeiros bispos (posteriormente chamados de papa), um grande templo cujas obras se prolongaram de 326 a 349.  A antiga Basílica de São Pedro foi, depois de muito tempo, danificada e saqueada.

Em 1506, o papa Júlio II iniciou a reconstrução da antiga basílica. A princípio tinha a intenção de preservar o edifício histórico, mas com o novo projeto logo se convenceu em demoli-lo e construir a nova Igreja. O altar original seria preservado. A nova Basílica de São Pedro só foi concluída em 1626.

Oração de São Pedro

"Glorioso apóstolo São Pedro, com suas 7 chaves de ferro eu te peço, eu te rogo, eu te imploro, abra as portas dos meus caminhos, que se fecharam diante de mim, atrás de mim, a minha direita e a minha esquerda. Abra para mim os caminhos da felicidade, os caminhos financeiros, os caminhos profissionais, com as suas 7 chaves de ferro e me dê a graça de poder viver sem os obstáculos. Glorioso São Pedro, tu que sabes de todos os segredos do céu e da terra, ouve a minha oração e atende a prece que vos dirijo. Que assim seja. Amém."

HORÁRIO DE MISSAS

Santa Missa - 4° Domingo do mês às 07h30min.

 

Celebração da Palavra - todos os Domingos às 08h.

 

Endereço: Rua Agilberto Santos Gomes, nº 01, bairro São Pedro - Barra Mansa - RJ

 

Facebook: https://www.facebook.com/Comunidade-S%C3%A3o-Pedro-SPedro-BM-100247988372969/?ti=as