PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
COMUNIDADES ECLESIAIS
São Francisco de Assis
HISTÓRIA DA COMUNIDADE

HISTÓRIA DA CEB SÃO FRANCISCO DE ASSIS, BAIRRO NOVA ESPERANÇA

 

As pessoas mais antigas da comunidade nos contaram que antes da existência e fundação da CEB São Francisco de Assis, inúmeras pessoas trabalharam e vivenciaram a vida comunitária eclesial e social no bairro.

 

OS PRIMEIROS CATÓLICOS COMEÇAM A SE REUNIR

Homens, mulheres e crianças começaram a se organizar por dois caminhos: rezando terço e promovendo encontros de círculos bíblicos nas casas. Uma integrante da comunidade conduzia às crianças para participar da catequese na igreja mais próxima: CEB Bom Jesus,  bairro Monte Cristo.

 

CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO SALÃO COMUNITÁRIO

No ano de 1967, o primeiro grupo de crianças fez  a primeira Comunhão. Foram  42  crianças e a Missa foi celebrada a céu aberto, no bairro em um local onde mais tarde foi construído o primeiro salão comunitário, com recursos financeiros arrecadados das festas. Já a mão de obra era voluntária, realizada em mutirões, embora não contava com o profissional pedreiro.

Naquela época eram realizadas celebrações da palavra, no Colégio Clécio Penedo, bairro São Luis e no salão comunitário construído.

 

CONTRUÇÃO DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Mais tarde perceberam que o salão estava ficando pequeno, foi adquirido um terreno, próximo daquele salão para construir uma igreja que foi inaugurada em 18/03/1979, onde celebravam juntos os católicos do bairro Loteamento e dos bairros: Roselândia e Jardim Primavera.

O nome do padroeiro foi escolhido pela maioria, pois entre algumas sugestões, prevaleceu São Francisco de Assis que passou a ser o nosso Protetor.

No ano de 1981, vieram morar no bairro as irmãs Missionárias de Jesus Crucificado.  Uma grande Missão Jovem foi organizada e durante quinze dias,  centenas de famílias foram visitadas. Elas diziam o que esperavam da igreja e o que faltava no bairro. Foi neste período criada a Associação de Moradores.

Diversas pastorais e outros movimentos sociais  foram criados, a partir das necessidades dos fiéis e moradores.

O primeiro grupo de jovens foi o GAMA (Grupo de Aliados Mensageiros do Amor); além do Movimento da Bio Saúde (tratamento com ervas medicinais); Associação de Moradores Mirins; Projeto Drogas Tô Fora ( para crianças e adolescentes ); Projeto Acolher, Orientar e proteger ( orientação e lazer para crianças); Sociedade São Vicente de Paulo; Projeto ALFA e MOVA (para alfabetizar jovens e adultos); Associação de Lavadeiras; Clube de mães e aulas de artesanato; Pastoral da Criança, Matrimônio, da Juventude, Liturgia, GEB, Catequese e Pré-Jovens, Pastorais do Batismo, Familiar, algumas em atividade e outras paradas por falta de lideranças.

Houve uma grande participação popular e não divulgamos nomes, mas em nossos corações e lá no céu, Deus conhece toda a história, toda  boa vontade e toda doação de tempo e de dons, que cada  pessoa dedicou ou ainda dedica à comunidade.

Ao Senhor da Messe, temos que dar graças e apenas pedir que fortaleça nossa fé e envie mais operários. Que Deus nos abençoe e São Francisco rogue por nós.

 

CEB São Francisco de Assis.

Revisão jornalística, Vagner Mattos.

HISTÓRIA DO SANTO

Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália), em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos. Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”.

Aconteceu que: Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas, doente, ele ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Ele respondeu que ao amo. “Porque, então, transformas o amo em criado?”, replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: “Vai restaurar minha Igreja, que está em ruínas”.

Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria a Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis, havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Esse foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois, na primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes. A partir daí, Francisco dedicou-se às viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria… Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho.

Em 1223, foi à Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida. Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224.

Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na Igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e, assim, recita ao mundo o cântico das criaturas. O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.

São Francisco de Assis, rogai por nós!

HORÁRIO DE MISSAS

Santa Missa - 3° Domingo do mês às 19h.

 

Celebração da Palavra - todos os Domingos às 19h.

 

Endereço: Rua Antônio da Silva Reis, nº 622, bairro Nova Esperança - Barra Mansa - RJ

 

Facebook: https://www.facebook.com/comunidadeSaoFransciscodeAssis/

Notícias Relacionadas