PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
COMUNIDADES ECLESIAIS
Nossa Senhora Aparecida
HISTÓRIA DA COMUNIDADE

HISTÓRIA DA CEB NOSSA SENHORA APARECIDA, BAIRRO BOA SORTE

 

A seca do ano de 1954 que assolou a região Sul Fluminense obrigou os moradores a usarem o rio Barra Mansa para lavarem roupas em suas águas ainda límpidas.

Duas amigas e moradoras do bairro Boa Sorte, Ana Maria e Delina, conversavam à beira do rio sobre suas preocupações com a seca e tiveram a ideia de fazer uma procissão, clamando a Deus para que fizesse chover. Elas convidaram o senhor Amaro Wenceslau, pai de Ana Maria para uma campanha de divulgação da procissão.

Amaro era um homem de fé, pois rezava o terço com sua família e a trezena de Santo Antônio. Seu exemplo proporcionou grandes motivações para a iniciativa religiosa.

A procissão foi realizada com a participação de crianças, jovens e adultos, que rezaram o terço em um morro próximo da Via Dutra, onde inclusive havia um Cruzeiro, construído pelo fazendeiro José Novais, com a intenção de construir futuramente uma capela em honra a São Luís Gonzaga.

A senhora Delina acompanhou a procissão com algumas meninas levando o andorzinho de Nossa Senhora de Fátima. Seu esposo, senhor Dotivo, reuniu um grupo de meninos, que levaram o andorzinho de São Sebastião.

A oração do terço, realizada em nove dias, teve resposta do Senhor, e no nono dia da reza choveu bastante, conforme o povo pedia, tanto que ninguém saiu debaixo da chuva e de perto do cruzeiro.

A notícia se espalhou e a cada dia aumentava o número de pessoas para rezar.

Os padres da época, André Franzen (SVD) e Tiago Gozik (SVD) viram a necessidade de construir uma capela no local, porque ali crescia uma comunidade.

O bispo diocesano Dom Agnelo Rossi foi convidado para a cerimônia do lançamento da pedra fundamental, no terreno doado por José Novais. A Comunidade Eclesial de Base ali se reunia, uma vez por mês, para uma missa campal.

Para construir uma capela bonita em honra a Nossa Senhora de Fátima, cuja imagem foi doada por João Gomes dos Santos, foram necessárias campanhas promocionais como leilões de gado, festas com barracas, festival de prêmios, entre outras.

O senhor Amaro, dona Olívia e Lilico, cunhado de dona Olívia, foram os primeiros coordenadores da comunidade eclesial. Nesta época, havia o trabalho de evangelização da Catequese, do Grupo de Jovens, Movimento Vicentino e Legião de Maria, a qual promovia a Coroação de Nossa Senhora.

Quinze anos se passaram... A capela ficou pequena porque o número de fiéis aumentava, além de pessoas que vinham de toda a redondeza.

Padre Alcino Camatta (SVD) e outro sacerdote da época tiveram a ideia de vender o terreno e construir uma capela maior em outro local, mas isso não foi aceito pelos coordenadores da CEB e, diante do impasse, padre Alcino propôs uma votação com o seguinte critério: como o rio Barra Mansa corta o bairro Boa Sorte, foram formados dois grupos: se o grupo do lado direito vencesse, a capela continuaria onde estava, e se o grupo do lado esquerdo vencesse, a capela seria construída em outro lugar, perto do D.E.R.

O grupo do lado esquerdo venceu, resultando uma divisão na comunidade. Mesmo que o padre tentasse defender a democracia, para muitas pessoas é difícil aceitar mudanças diante de um trabalho feito com amor, unidade e paz.

Então, os moradores se reuniram e decidiram comprar o terreno onde é atualmente a Comunidade Eclesial Nossa Senhora Aparecida e o doaram para a Igreja.

O senhor Devanil foi convidado para ser o primeiro coordenador e contou com o apoio dos padres e de oito pessoas apenas, enfrentando momentos difíceis por três anos.

A capelinha do morro, segundo relatos, foi desmanchada pelo senhor Devanil e companheiros, a pedido de Dom Waldyr Calheiros. Nesta nova etapa da CEB participaram: a senhora Neide Torres da Fonseca (animadora do grupo de jovens), dona Olívia Ramos, dona Maria Ribeiro, dona Ritinha e dona Orminda e seu esposo Domingos, Fernando Rodrigues Ferreira, Otenílio Machado e a família de Devanil.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi para a CEB Nossa Senhora de Fátima, bairro Vila Principal, conforme orientaram Dom Waldyr e padre Alcino, e a imagem da antiga capela de Nossa Senhora Aparecida que ficava ao lado do estacionamento da rodoviária de Barra Mansa, foi transferida para a Boa Sorte, tornando-se a Padroeira da Comunidade Eclesial.

A CEB Nossa Senhora Aparecida, com muita fé e alegria, anualmente prepara sua Festa da Padroeira, reunindo centenas de fiéis da cidade e região.

 

A comunidade sempre fora dedicada à Maria Santíssima, no entanto, em suas origens, que remontam em meados dos anos 50, era Nossa Senhora de Fátima. Para ela se erigiu uma capelinha num morro encostado à Via Dutra.

No início da década de 70, além da mudança de endereço da igreja, mudou-se também o título da Rainha: a comunidade recebeu do padre Alcino Camatta, pároco na época, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, ícone do final do século XIX que era da antiga capela dedicada a Senhora Aparecida situada no centro da cidade. Assim, ela foi acolhida como patrona da comunidade. A efígie de Nossa Senhora de Fátima oriunda de Portugal foi doada à comunidade da Vila Principal.

Nota-se que nas indicações para patronos das comunidades, Nossa Senhora Aparecida é a dileta. Mas, pelo fato, de se ter já uma comunidade na paróquia como sua patrona, forçosamente as comunidades tiveram de abrir mão. No caso da comunidade da Boa Sorte que a tem, repito, sonho de várias igrejas, não houve indicação, nem eleição, etc. Foi um dom através do já referido padre Alcino.

Por fim, podemos sublinhar algo que, no mínimo, é curioso: como se sabe, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi achada nas águas do rio Paraíba do Sul. Nas origens da comunidade temos fatos relacionados à água determinantes: a falta dela motivou as procissões e os Terços – sendo que a inspiração para estes atos se deu quando Ana Maria e Adelina estavam à beira do rio - que culminaram com uma chuva torrencial, interpretada como um milagre pelo povo. A nova capela da comunidade, dedicada a Nossa Senhora Aparecida, fora erigida quase às margens do rio Barra Mansa.

 

Everson Bonano

Revisão jornalística: Vagner Mattos

HISTÓRIA DO SANTO

Nossa Senhora Aparecida

virgem Santa, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo em momentos importantes da história. Graças à misericórdia de Deus, Maria apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta.

Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição AparecidaRainha do Brasil, em 16 de julho de 1930 pelo papa Pio XI. O Brasil rende-se ao amor incondicional da “Mãe negra” no dia 12 de outubro, data que marcou, em 1980, a proclamação de feriado e consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.

História da Padroeira do Brasil

A aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.

O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fieis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou!

Oração a Nossa Senhora Aparecida

Ó incomparável mãe Nossa Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores,
Refúgio e consolação dos aflitos e atribulados...
Nossa Senhora Aparecida,
cheia de poder e de bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos por Vós,
em todas as necessidades em que nos acharmos.

E de modo particular hoje, nesta novena, faço meu pedido
(diga agora sua intenção)

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-Vos
e ao Vosso Santíssimo Filho Jesus.
Nossa Senhora Aparecida, preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo,
Dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais,
Livrai-nos da tentação do demônio,
Para que, trilhando o caminho da virtude,
Possamos um dia ver-Vos e amar-Vos
na eterna glória.

Nossa Senhora Aparecida rogai por nós.
Nossa Senhora Aparecida intercedei por nós.
Nossa Senhora Aparecida fazei-nos dignos das promessas do Teu Filho.
Amém.

HORÁRIO DE MISSAS

Santa Missa - 4° Domingo do mês às 19h.

 

Celebração da Palavra - todos os Domingos às 8h e 19h.

 

Endereço: Avenida Leonisio Sócrates Batista, nº 332, bairro Boa Sorte - Barra Mansa - RJ

 

Facebook: https://www.facebook.com/aparecidaboasorte

Notícias Relacionadas