PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
COMUNIDADES ECLESIAIS
Apóstolo Paulo
HISTÓRIA DA COMUNIDADE

Em 1970, o casal Mirtes e Zair, moradores do bairro, convidaram D. Amélia e Sr. João Amaral para darem Catequese em sua casa. Após a primeira reunião, estes foram convidados a voltar e continuar o trabalho em outras casas.  Quando os jovens estavam preparados, fizeram a Primeira Eucaristia na Matriz. Nasceu assim a Comunidade da Mangueira... Depois, Apóstolo Paulo.

Os trabalhos foram apoiados pelos padres Pedrosa e Tarcísio. Depois de algum tempo, começaram as Celebrações da Palavra nas casas e mais tarde, com comunhão eucarística.

Quando a Comunidade estava se formando, recebeu a visita do Pe. Américo e também para a Celebração da 1a Eucaristia, na casa do Sr.Sebastião Julião.

Após algum tempo de caminhada, foi construída uma varanda, nos fundos da casa do Sr. Zair, que ele colocou à disposição para as reuniões da Comunidade e onde foi realizada a 1ª Celebração.

A Comunidade prestava também assistência social, com a distribuição de cobertores e alimentos que vinham da Matriz, além de fazer promoções para a compra de tecidos que eram distribuídos às crianças no Natal. O bairro sempre foi muito carente de saneamento básico. Muitos começaram a lutar para reivindicar junto à Prefeitura de Barra Mansa, melhorias para o bairro. As lutas valeram: a Comunidade conseguiu iluminação e rede de esgoto nos locais mais habitados.

Foi formado o Conselho da Comunidade (coordenar as pastorais eclesiais sociais) que no dia 30 de novembro de 1975, teve a sua 1a reunião. Os primeiros coordenadores foram: Sr. Zair e D. Mirtes, Sr. Odilon e D. Neuza e Sebastião / Maria da Glória que, juntos com D. Amélia e Sr. João Amaral foram, portanto, os fundadores.


As pessoas se lembram, com muita saudade, do tempo em que após as Celebrações (nas casas), as pessoas ficavam conversando umas com as outras, por longo tempo... Era muito bom!


Em 1977, foi realizada a 1a Festa Junina na rua e em l978, foi feito um levantamento para se conhecer melhor a situação religiosa do bairro. Constatou-se, então, que havia cerca de 850 moradores. Foi surgindo a ideia de comprar um lote para a construção da Capela. A Comunidade passou a se chamar Apóstolo Paulo, nesta época. No dia 28 de setembro de 1980, foi inaugurada a Capela, com uma Missa presidida pelo Pe. Francisco.

A Comunidade foi crescendo... Em 1981, surgiu a Pastoral do Batismo e em 1984, foi fundado um grupo de jovens e o grupo da ACO (Ação Católica Operária) hoje, MTC (Movimento dos Trabalhadores Cristãos).

Em l985, com a ajuda da Comunidade, formou-se a Associação de Moradores. Em 98, surge mais um grupo de jovens.

O nome do Padroeiro foi escolhido por eleição, passando a ser também o nome do bairro pois, a maioria dos conselheiros era da Associação de Moradores.

Muito já se caminhou e muito há ainda por caminhar...
Em 2006 foi feita uma pintura na Igreja, colocação da imagem de Cristo (na cruz) e piso na sala onde funciona o A.A.,e ainda, foi adquirido vestuário para a Liturgia.

Homens e mulheres se colocam a serviço dos trabalhos pastorais: Dízimo, Catequese, Batismo, Crisma, Liturgia, Grupos de Base... e celebram o padroeiro São Paulo (uma das colunas do cristianismo) no dia 29 de junho, bem como o dia de sua conversão – 25 de janeiro.

Que a Comunidade Apóstolo Paulo seja inspirada a crescer como comunidade sempre unida, fraterna, participativa, solidária e missionária!...

HISTÓRIA DO SANTO

São Paulo, O Apóstolo

São Paulo, o apóstolo, mártir e um dos grandes missionários, místicos e teólogos da Historia da Igreja. Ele nasceu na cidade de Tarsus na Cilicia, Ásia Menor (hoje Turquia).Filho de uma tribo de judeus de Benjamim. Tornou-se um cidadão romano chamado Saul e foi criado como fariseu( a mais rígida seitas judias do período)em Tarso, aprendeu a arte de fazer tendas uma profissão que muito útil quando passou a peregrinar por todo o império romano), me estudou a lei judia e o Grego e o Latin. Enviado por algum tempo para Jerusalém ele encontroou ali um professor o famoso rabino Gamaliel, e ficou especialista no Torah. Após desenvolver forte laços com Jerusalém ele retornou a Tarso- quase certo antes de Jesus começar o seu ministério público - e ali gradualmente teve contato com as novas seita do nazareno, como os primeiros seguidores de Cristo eram chamados, alguns anos após a Crucificação. Paulo tornou-se um dedicado oponente da nova igreja e estava presente ao martírio de São Esteves ; de fato ele guardou a roupa daqueles que jogavam pedras no protomartir e assim "consentiu na sua morte".(Atos 7:58-8:1). Indo para Damasco para fazer a perseguição aos Nazarenos ele foi convertido enquanto estava na estrada (Atos9:1-19;22:5-16 e 26:12-18). Deixado cego por uma luz brilhante, que ele entendeu que era o próprio Cristo e foi levado para Damasco e ficou por três dias na escuridão. Sendo batizado por Ananias, sua visão voltou imediatamente e ele deixou a cidade e ficou vários anos na Arábia em prece e meditação. Retornando a Damasco, e começou a pregar a sua fé com grande habilidade, convicção e persistência que ele, as vezes, tinha que escapar sendo baixado pelas paredes da cidade por meio de uma cesta. Ele foi a Jerusalém onde se encontrou com Pedro e outros apóstolos desconfiados mas com a ajuda de Barnabas consegui convence-los de sua sinceridade. Após pregar em Cilicia e Caesarea ,em 45 AD Paulo embarcou em sua primeira das suas grandes jornadas missionárias. Com Barnabas, e Marcos, Paulo (como ele passou a ser conhecido) velejou até Chipre e Turquia , estabelecendo comunidades cristãs na Antiópia,   Psidia, Iconium e por toda a Ásia Menor. Seus esforços missionários criaram muita revolta em algumas cidades–ele foi até mesmo apedrejado e deixado para morrer pela multidão enfurecida em uma delas- mas ele encontrou solo espiritual fértil entre o Gentios. Paulo retornou a Antiópia com noticias que ele havia aberto a porta da fé (ato 14:27) para os Gentios. Esta oportunidade iniciou a maior controvérsia na comunidade Nazarena, e uma disputa começou no Conselho de Nazaré, o qual enfim decidiu que a conversão deveria  abranger tambem os Gentios e qualquer outro povo pagão.

Paulo foi o mais ardente missionário entre as populações pagãs do Império Romano. No ano de 50 DC ele iniciou a sua segunda jornada missionaria desta vez para Silas, viajando da Azia Menor até a Macedônia e a Grécia. Em Atenas ele encontrou-se com os filósofos Stoic e Epicurean e depois foi para Corinto, onde ficou por um ano. Na sua terceira jornada missionária ele foi para Grécia, passou dois anos em Ephesus (hoje Turquia) visitando Colossa, Philadelphia, Laodicea e Corinto. No seu retorno a Jerusalem 5 anos depois ele foi atacado por inimigos dos judeus e foi salvo de morte certa por um esquadrão de soldados romanos. Acusado por Sanhedrin de trazer gentios para o templo, ele usou seus privilégios de cidadão romano para ser enviado para Ceasarea para julgamento pelo governador. Ele ficou três anos na prisão e quando o seu jjulgamento afinal aconteceu ele apelou para Roma. Foi entao enviado de navio para Roma sob uma guarda romana, mas o navio naufragou ao chegar em Malta. Finalmente julgado em Roma, foi absolvido. Paulo permaneceu alguns anos na obscuridade, estudando e meditando. Acredita-se que foi para a Síria, Palestina, Grécia, Creta e Espanha. Preso mais uma vez, foi trazido de volta para Roma e colocado em confinamento vigiado. Ele escreveu então, o que seria o seu destino, na sua Segunda carta a Timóteo (4:6-8). Seu martírio se deu em 67 DC sob o comando do Imperador Nero, Paulo teria sido decapitado (conforme relatado por Tertuliano); mas de acordo com os apócritos "Atos de São Paulo" ele foi espancado até a morte e conseguiu a conversão dos dois soldados romanos, Longus e Cestus, que o trouxeram para o local da execução. Ele teria sido enterrado no cemitério da Via Ostia que pertencia a um cristão chamado Lucina, local onde hoje está erigida a Basílica de São Paulo de Fuori le Mure (" São Paulo de fora dos muros").
Um dos mais imaginativos, eloqüentes, e apaixonados escritores cristãos, Paulo foi aprisionado, espancado, afogado, apedrejado, e finalmente martirizado pela sua fé. Durante as suas jornadas missionarias ele escreveu muitas, várias e extensas cartas. Um terço do novo testamento são as suas cartas. Seus admiráveis escritos tiveram um profundo efeito na teologia cristã, especialmente a Christologia (conceito de Cristo Homem-Deus) e as suas teses no que se refere as graças, predestinação, a liberdade de escolha , o batismo, e a perfeição cristã são tidos como doutrinas cristãs. Seus escritos são : Romanos, Primeiro e Segundo Tessalonicenses , Primeiro e Segundo Timóteo, Tito, e Filimon. Ele é tradicionalmente simbolizado com o livro e a espada. Ele é considerado o primeiro Doutor da Igreja Católica.NA: Cumpre notar que os Atos de São Paulo: É um escrito considerado apócrifo datado da segunda metade do segundo século e compilado por um cristão ortodoxo na Ásia Menor. Consta de vários pequenos tratados e contos incluindo a Terceira Carta de Paulo aos Corintos, O Ato de Paulo e Tecla, e o Martírio de São Paulo.O trabalho pretende elogiar Paulo e exaltar seus feitos e os de outros apóstolos, mas se apóia em duvidosas fontes históricas e de acordo com Tertuliano em seu tratado ‘De Batismo” o compilador foi afastado de sua posição como presbítero por causa disto. Não obstante, os Atos são usados por  figuras respeitadas como Origens e São Cipriano nos seus trabalhos.  Martirologia de São Paulo. Um trabalho apócrifo que conta a morte de Paulo datado do final do segundo século.Ele conta que Paulo em seus últimos dias inclusive sua condenação a morte na presença do Imperador Nero e a conversão do dois oficiais romanos, Longus e Cestus, os quais levaram Paulo ao local de sua execução.  
  Atos de Paulo &Tecla :Também um escrito apócrifo das aventuras e trabalhos de Paulo e Tecla. Ele supostamente relembra como Paulo veio para Iconium e ali pregou com tanta eloqüência a beleza da castidade que convenceu a já prometida Tecla a abandonar seus planos de casamento. O povo local ficou tão furioso que Paulo foi espancado e Tecla foi queimada viva. Ela foi miraculosamente salva e foi para Seleucia pregar os Evangelhos. Os atos também incluem uma descrição da morte de Tecla em Seleucia. Embora o trabalho tenha algumas valiosas informações históricas, é geralmente considerado apócrifo. Era muito popular durante os primeiros séculos da Igreja e está incluído nos Atos de São Paulo e foi preservado em um grande numero de manuscritos e traduções.

São Paulo é comemorado em 29 de junho.

HORÁRIO DE MISSAS

Santa Missa - 4° Domingo do mês às 09h30min e 2º Quinta-feira do mês às 19h30min.

 

Celebração da Palavra - todos os Domingos às 08h30min.

 

Endereço: Rua das Missões, Nº 81- Apóstolo Paulo - Barra Mansa - RJ

 

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100010609446898&mibextid=ZbWKwL

Notícias Relacionadas