PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Seminário discute Projeto Diocesano de Prevenção e Atenção à Dependência Química

A Equipe da Dimensão Sócio Transformadora Diocesana promoveu no dia 12 de maio, na Matriz de São Sebastião, Seminário sobre o Projeto Diocesano de Prevenção e Atenção à Dependência Química. Cerca de 200 representantes das pastorais sociais, Pastoral da Sobriedade e padres das oito Paróquias da Região Pastoral Barra Mansa estiveram presentes. Em um primeiro momento foram apresentadas as vulnerabilidades, desafios e perspectivas para a execução do projeto que passará por encontros nas quatro regiões pastorais, culminando com a realização do Fórum Diocesano em 21 de julho, na igreja de N.Senhora das Graças em Volta Redonda.

 

O Projeto Diocesano de Prevenção e Atenção à Dependência Química visa prevenir o uso de drogas com informação, atuação e tratamento; exigir do poder público que faça e cumpra sua função social; sensibilizar toda a Igreja Diocesana para a questão.

 

- Esse projeto passa por um processo de construção em mutirão, porque o problema da dependência química vai além dos nossos limites e precisamos de unidade na atuação. Teremos uma Cartilha, espécie de guia, cujo conteúdo será informativo das causas e consequências do uso de drogas, com instruções de prevenção, e informação sobre legislação, ações públicas, entidades, clínicas, ONGs, Igrejas que atuam na prevenção e tratamento - salientou Maria Conceição Santos, da Equipe Sócio Transformadora.

 

Em sub-grupos os participantes levantaram sugestões para complementar o projeto, aos quais serão sintetizadas e agregadas as demais regiões pastorais e apresentadas no Fórum Diocesano.

 

- Sentimos uma maior participação e interação da Região Pastoral Barra Mansa, o que nos fortalece e cresce o sentido de unidade e esperança de sucesso - constatou a integrante da Equipe Sócio Transformadora, Raquel da Silva, de Volta Redonda. O Seminário foi encerrado com oração e Benção dos padres da Região Pastoral Barra Mansa.

 

Vagner Mattos