PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Segunda Missa do 30º Domingo do Tempo Comum, na Matriz de São Sebastião: “Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo”

A segunda Missa do 30º Domingo do Tempo Comum, em 25 de outubro, na Matriz de São Sebastião, foi presidida pelo padre Luis (SVD). Dia Nacional da Juventude e Santo Antônio Galvão. Na meditação ao Evangelho, o padre comentou sobre a relação do amor a Deus e ao próximo.

 

- A primeira leitura do livro de Isaías afirma que o maior mandamento é a defesa daqueles que precisam. O profeta Isaías destaca quem são os que mais precisam: o órfão, o estrangeiro e a viúva. Se nós somos capazes de cuidar de quem mais precisa, podemos analisar: quem hoje são os que mais precisam? As pessoas em situação de rua, em situações críticas e abandonadas. Se fizermos gestos concretos de caridade para com essas pessoas, estaremos cumprindo e vivendo o maior mandamento. Não adianta perguntar o que devo fazer. Ame! Ame a Deus e ao próximo como a ti mesmo. No antigo testamento, o povo tinha mais de 600 mandamentos, do que deveriam e o que não deveriam fazer. Se está difícil saber quais são os 10 mandamentos, imaginem 600! Quem teria coragem de decorar essa quantidade de mandamentos? A vida do povo era muito difícil. Por isso o profeta Isaías disse: o maior mandamento é a defesa dos mais necessitados. Esta afirmação vai se concretizar no Evangelho de hoje, quando os fariseus perguntaram a Jesus, para pegá-lo em contradição: mestre qual é o maior de todos os mandamentos? Jesus respondeu: Amar a Deus de todo o coração, e de todo o teu entendimento. Amar a teu próximo como a ti mesmo. Isto consiste toda a lei. Tudo perpassa nestes dois mandamentos. É preciso primeiramente amar a si mesmo. Isto é o que faz falta hoje. Se nós não nos amamos a si mesmo, como vamos amar ao próximo? Se nós somos capazes de fazermos mal a si mesmo, imagina com o outro. Amar ao próximo é o reflexo do amor que temos a Deus. Se nós amamos a Deus que a gente não vê, como não amamos ao próximo que a gente vê. É um amor mentiroso. Temos que mudar nosso jeito de tratarmos nossos irmãos. Deus é amor, e o amor nunca é demais. Superemos a paixão, porque ela acaba. Para amar é preciso se apaixonar. Se uma pessoa casou-se, mas não se apaixonou, ainda dá tempo. Nunca é tarde para se apaixonar e amar. Todas as vezes que cuidamos do próximo, Deus vai lhe agradecer e lhe ajudar. Quem ama de verdade deve aceitar a decepção. Façamos tudo para agradar a Deus, embora o ser humano seja ingrato. Façamos tudo por amor na vida. A mãe faz tudo por amor. Nossos pais são nossos apoiadores. Deus deve ser uma mãe, isto porque ele tem um coração bondoso. Saibamos nos perdoar. Se não nos perdoamos, quem vai nos perdoar? Ame o outro do jeito que ele é. Cuidemos daqueles que precisam, porque se fizermos o bem, Deus vai nos perdoar sempre - destacou padre Luis.

 

No fim da Missa, padre Luis conduziu a Oração da Ave Maria e deu a bênção final.

 

Vagner Mattos