PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Primeira Missa do 11º Domingo do Tempo Comum, na Matriz de São Sebastião: “Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa”

A primeira Missa do 11º domingo do Tempo Comum, não presencial, na Matriz de São Sebastião em 14 de junho, foi presidida pelo padre Ozanan Carrara (SVD). Animação litúrgica pela CEB Nossa Senhora das Graças, bairro Jardim América. Na meditação ao Evangelho, padre Ozanan ressaltou o projeto de salvação de Deus para a humanidade.

 

- A liturgia do 11º domingo do Tempo Comum nos ajuda a refletir sobre a proposta de salvação que Deus tem para nós. Não é uma proposta que nós conquistamos por nossos próprios méritos, como nos recordou o apóstolo Paulo em sua Carta aos Romanos, na segunda leitura de hoje. É a proposta única de Deus. É Deus que quer nos salvar. Na primeira leitura de hoje do Livro do Êxodo nos mostra como Deus estabeleceu uma aliança com o povo de Israel, antes mesmo que esta aliança fosse firmada lá no alto do Monte Sinai por Moisés, através das tábuas da lei. O povo já havia manifestado a intenção de querer permanecer próximo ao seu Deus. Deus havia se revelado na experiência da escravidão do Egito como alguém que tinha um projeto de libertação de que não aceitava que o povo vivesse na escravidão em situação de negação da vida. É por isso que poucos meses após a libertação da escravidão do Egito, o povo se mostra disposto a comprometer-se com seu Deus. Deus se manifesta também com a intenção de permanecer próximo de seu povo. Se o povo aceitasse sua proposta de salvação alcançaria a vida em liberdade. Fora desta proposta, o povo voltaria a cair na escravidão. O livro do Êxodo nos mostra condições para que o povo não se afastasse do caminho da salvação. "Se ouvirdes minha voz, e se guardares a minha aliança." Se atendessem as palavras de Deus, o povo de Israel seria o povo eleito, o povo escolhido por Deus. Deus fala através de pessoas e se manifesta no universo, através do povo de Israel, isto é: desde que permanecesse atento e guardando a sua aliança. Deus não faz tudo sozinho. Ele quer que aceitemos o seu projeto e participemos dele. A salvação não é uma conquista, mas um Dom gratuito de Deus. A proposta do Reino de Deus é gratuita e ninguém compra, pois ela vem da misericórdia de Deus. Queremos comprar tudo, mas o reino é gratuito - destacou padre Ozanan.

 

No fim da Missa, padre Ozanan conduziu a Oração a São Sebastião e Ave Maria.

 

Vagner Mattos