PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Primeira Missa da Quarta-feira da 29ª Semana do Tempo Comum, na Matriz de São Sebastião: “A quem muito foi dado, muito será pedido”

A primeira Missa da quarta-feira da 29ª Semana do Tempo Comum, em 21 de outubro, na Matriz de São Sebastião, foi presidida pelo padre Alexandre Barbosa. Na meditação ao Evangelho, o padre comentou sobre a vigilância constante com responsabilidade a espera do Senhor.

 

- A primeira de leitura de hoje destaca que todos nós somos convidados para a ceia do Senhor. Não existe diferença e indiferença. Todos são convidados. Todos são iguais. Cristo nos resgatou para juntos construirmos o Reino de Deus. O encontro com o Senhor nos faz irmãos e irmãs. É o que o apóstolo Paulo explica através de seu apostolado, ao tornar-se apóstolos dos pagãos. A partir de Cristo, todo aquele que aceita a proposta cristã está escolhido por Deus. Todos nós nos tornamos povo escolhido pelo Senhor, ao aceitar seus caminhos, ao abrir o coração para a sua vontade, ao fazer as suas palavras, Evangelho de nossa vida. Assim nos tornamos povo escolhido do Senhor. Escolhido para transmitir sua mensagem, a sermos sinais do Reino, a levar a todos a mensagem cristã. O Evangelho ressalta que não podemos nos esmorecer em nossa fé, quando as coisas não acontecem de acordo com o que planejamos. As primeiras comunidades cristãs esperavam uma vinda logo de Jesus, mas o tempo foi passando. O evangelista nos lembra que é preciso estar vigilante, atento, todos os dias, pois as tentações estarão sempre presente em nossa vida cotidiana. Jesus conta a primeira parábola: se soubéssemos a hora que o ladrão vai arrombar nossa casa, lógico que tentaríamos impedir que a casa fosse arrombada. Por isso se não soubermos a hora, temos que estar vigilantes. Estar sempre atento, porque não sabemos a hora que o filho do homem vai chegar. Estamos no tempo da espera. Pedro perguntou para Jesus: o senhor está falando para todos ou só para nós? Jesus conta outra parábola simples: se alguém não cumpre sua responsabilidade com alguém, será cobrado em dobro. No caso, se temos uma intimidade maior com Deus, nossa responsabilidade será maior. A quem muito foi confiado, muito mais será exigido. A parábola de Jesus é clara, na pergunta de Pedro, pois quanto mais caminharmos com Deus, mais aumenta nossa responsabilidade com o Senhor. É a partir desta responsabilidade que seremos cobrados pelo Senhor. Que saibamos viver esta responsabilidade, jamais perdendo a esperança. Fiquemos atentos, para aquilo que Deus nos convida a vivermos neste mundo - ressaltou padre Alexandre.

 

No fim da Missa, padre Alexandre conduziu a Oração de São Sebastião, a Ave Maria e deu a bênção final.

 

Vagner Mattos