PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
PJ paroquial marca presença na 6ª Romaria da Juventude

“PJ, nosso jeito de ser Igreja”, motivados com esse lema, cerca de cinco mil jovens participaram da 6ª Romaria da Juventude do Regional Leste 1 da CNBB, a segunda na Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, desta vez em Piraí. A PJ da Paróquia São Sebastião marcou presença com dois ônibus, duas vans e um micro-ônibus. 


Na concentração na Praça da Preguiça, milhares de jovens foram acolhidos com um espaço para cantar, dançar e rever amigos, além do Espaço Democracia, destacando a luta dos mártires Martin Luther King; Santos Dias; Doroty Stang, Romero, entre outros. 


A caminhada de dois quilômetros passou pela igreja Matriz de Santana até a Praça Central. O bispo diocesano Dom Francisco Biasin presidiu Missa, concelebrada pelos  bispos Dom Nelson Francelino; Dom João Maria Messi (OSM) e Dom Luciano Bergamin; além de vários padres. 


Após a Missa foram promovidas oficinas temáticas, shows e palestra com o ex-assessor nacional e pioneiro da PJ do Brasil, padre Jorge Boran, da Arquidiocese de São Paulo. 


- O que mais gostei nesta romaria foi ver jovens da PJ de diferentes dioceses do Estado juntos depois de 12 anos, além das interações, coreografias das músicas típicas da PJ. Fiquei admirada e feliz por saber que Igreja possui diversas expressões juvenis e que aquela que decidi caminhar é rica em história e vitalidade! O mais importante é fornecer aos jovens opções libertadoras. A Romaria contextualizou com o momento das realidades das juventudes. Essa ação evita que o jovem caia nos vícios e no tráfico de drogas. É uma chance de viver em plenitude e dignidade - declarou a integrante da coordenação da PJ Paroquial, Amanda Custódio. 

 

Vagner Mattos