PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Pastoral Familiar presente na 10ª Peregrinação e 8º Simpósio Nacional da Família em Aparecida (SP)

A Pastoral Familiar de Barra Mansa participou da 10ª Peregrinação e 8º Simpósio Nacional da Família, realizado em 26 de maio no ginásio Padre Vitor Coelho, em Aparecida (SP). Organizado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNBB), reuniu cerca de 1.500 pessoas e abordou o tema: “O Evangelho da Família, Alegria para o Mundo”.

 

A família Parreira abordou o tema: “A vivência do amor na família”, comentando a força do amor concreto que deve gerar fraternidade e doação integral na vida conjugal. A questão da dependência química teve espaço com o testemunho de Waldyr, que passou pelo problema e conseguiu se recuperar por meio do amor da família. Cantor e compositor, padre João Carlos (SDB) falou sobre o Evangelho de Marcos 10, destacando que Jesus ensinava ao povo sobre o que é o Reino de Deus.

 

- As palavras de Jesus e suas ações estão juntas! É a lógica do amor. Os fariseus perguntam a Jesus sobre o divórcio, e sua resposta restabelece o amor conjugal no projeto original que nos fez homem e mulher, uma só carne”, disse padre João Carlos. Um casal de Barra Mansa, Michele Nascimento, da Paróquia Santa Cruz, e Leonardo Moreira, da Paróquia São Paulo, em Volta Redonda, ficaram noivos no simpósio.

Padre João Carlos também explanou sobre o Evangelho de Marcos 1, salientando o tema: “O amor e a Espiritualidade na Família”, observando a Casa, como o Porto Seguro da pessoa humana, local de referência e crescimento espiritual. O grupo de apoio à pessoa que passou pela perda, separação ou dor da morte relatou casos próprios e explicou sobre o Projeto Nacional: “Fica conosco Senhor”.

 

Em Peregrinação com trio elétrico até ao Santuário Nacional de Aparecida, agentes saíram cantando onde na chegada rezaram o terço com transmissão pela TV Aparecida. A Missa de encerramento foi presidida pelo bispo emérito da Diocese de Campo Limpo (SP), Dom Emílio Pignoli, e concelebrada pelos padres e bispos da Pastoral Familiar.

 

- Gostei da formação sobre o amor na família, na questão do diálogo entre familiares. Nosso maior desafio é superar o abandono e a separação de casais - declarou Roberta Fernandes, da Pastoral Familiar Paroquial.

 

Vagner Mattos