PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Pastoral da Ecologia Integral de Barra Mansa promove Encontro de Conscientização da Casa Comum, no Parque Natural de Saudade

A Pastoral da Ecologia Integral de Barra Mansa, Diocese de BP V.Redonda, realizou Encontro, em 18 de maio, no Parque Natural de Saudade, reunindo cerca de 100 pessoas, das paróquias do município com a participação do padre Jose de Arimateia. O tema do encontro foi Oração e Cuidado com a Casa Comum. A Paróquia São Sebastião participou com 14 pessoas.

Após a oração inicial, foi apresentado assuntos referentes a caminhada da Igreja no campo da Ecologia e Meio Ambiente, ressaltando a nova Encíclica nº 2, Laudato Si, do Papa Francisco; a Campanha da Fraternidade 2025 que terá como Tema: “Fraternidade e Ecologia Integral”; a Semana Laudato Si, de 19 a 25 de maio e a Festa da Criação que será de 1º de setembro a 4 de outubro.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foi convidado a apresentar o tema: “Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos”, destacando a atuação da autarquia no cuidado, limpeza dos córregos e rios; recolhimento do lixo tóxico e hospitalar; tratamento dos resíduos perigosos, no CTR, e o trabalho de reciclagem desenvolvido pela Cooperativa de Catadores (Coop Cat) desde 2004.

Os cooperados da Coop Cat explanaram sobre o trabalho que é realizado na coleta e separação dos resíduos, suas necessidades como uma maior participação da população na separação do lixo doméstico e sua destinação, nos horários em que o caminhão da coleta passa pelos bairros. De acordo com os cooperados são recolhidas mais de 100 toneladas de lixo com uma equipe de trabalho de 50 pessoas. A expectativa é de que em breve todo o recolhimento seja realizado pela Coop Cat.

“Se houvesse uma participação maior das pessoas na separação dos resíduos, seriam recolhidos o dobro ou o triplo de produção. O lixo gera renda e emprega, o que aumentaria os turnos da cooperativa. As empresas que geram os resíduos são responsáveis pelo descarte consciente e todo cidadão deveria tem a mesma consciência”, disse um dos cooperados. Eles mostraram os diversos objetos descartados que são reaproveitados pela Coop Cat que se tornam artigos de uso pessoal.

O encontro foi encerrado com oração e canto: “tudo está interligado”, vídeo da Verbo Filmes, padre Cireneu Kuhn (SVD).

 

 

Vagner Mattos