PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Paróquia São Sebastião presente na 22ª Jornada Mundial da Juventude no Panamá

A Paróquia São Sebastião participa da Jornada Mundial da Juventude, de 22 a 27 de janeiro, no Panamá, com 16 jovens e sete adultos, além do pároco, padre Milan Knezovic. O tema da JMJ é: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra” Lc 1,38.

 

Segundo padre Milan, a equipe foi acolhida na Paróquia Verbita de Medalha Milagrosa, e ali participaram de catequese e missas durante três dias na companhia de jovens de 14 países da América Latina.

 

- O local foi centro da catequese para mais de 800 jovens, e é uma das mais remotas paróquias em um bairro muito carente. Porém o amor, alegria e generosidade das famílias que nos acolheram durante esses nove dias é inesquecível. A convivência com as famílias que nos hospedaram e com os jovens da paróquia foi continuação da vivência do amor ágape cristão experimentado no Panamá.

 

A jovem Tamanda Santos, da PJ da comunidade São João Evangelista, bairro Piteiras, destacou o esforço dos jovens peregrinos da Paróquia que saíram em caminhada para a Vigília no dia 26 de janeiro.

 

- Estamos seguindo em caminhada para a Vigília com o Papa Francisco, nos encontramos com várias pessoas de vários países. Apesar do cansaço, vale a pena caminhar com jovens de nossa Paróquia, com nossa Bandeira do Mártir São Sebastião. A expectativa é maravilhosa da participação da Vigília, onde seremos enviados pelo Papa Francisco.

 

Na Vigília da JMJ, o Papa falou aos jovens sobre a salvação e a alegria de seguir cristo, convictos da força missionária, especialmente junto aos pobres e com amor.

 

- Acabamos de ver este belo espetáculo sobre a Árvore da Vida, que mostra como a vida que Jesus nos dá é uma história de amor, uma história de vida que quer misturar-se com a nossa e criar raízes na terra de cada um. Essa vida não é uma salvação suspensa na nuvem, no disco virtual, à espera de ser descarregada, nem uma nova aplicação para descobrir ou um exercício mental fruto de técnicas de crescimento pessoal. Nem sequer um tutorial com o qual se aprende as últimas novidades. A salvação que o Senhor nos dá é um convite para participar numa história de amor, que está entrelaçada com as nossas histórias; que vive e quer nascer entre nós, para podermos dar fruto onde, como e com quem estivermos. Precisamente aí vem o Senhor plantar e plantar-Se a Si mesmo; Ele é o primeiro a dizer: sim à nossa vida, à nossa história e quer que também nós digamos: sim, juntamente com Ele. Ele sempre nos antecipa - disse o Papa aos milhares de jovens.

 

No dia 31 de janeiro, a equipe seguiu para a Cidade do México, a capital do país mexicano, onde foi acolhida na Paróquia Verbita de Santo Antônio.

 

Vagner Mattos