PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Paróquia São Sebastião, Barra Mansa realiza Assembleia Paroquial iluminada pelas DGAE-CNBB e o Sínodo dos Bispos do Papa Francisco

A Paróquia São Sebastião, Barra Mansa realizou sua Assembleia de fim de ano, em 3 de dezembro, na igreja Matriz de São Sebastião com objetivo de refletir o contexto e projetar ações práticas para o ano de 2023. A assembleia foi conduzida pelo padre Renê de Oliveira (SVD) com a participação dos padres: Wilson, Luis, diácono Antônio Magno, representantes das 30 comunidades eclesiais e pastorais.

A assessoria foi da irmã da Congregação das Ursulinas, Marília, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, bairro Conforto, Volta Redonda. A irmã falou sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (CNBB) 2019-2023 e do Sínodo dos Bispos convocado pelo Papa Francisco. Marília fez uma explanação sintética da necessidade de entender o contexto social, econômico e político para superação com enfoque nas diretrizes da Igreja e do Sínodo como referenciais.

“A Igreja não é sozinha, não está perdida, mas inserida em um contexto carregado de problemas que exigem respostas às vezes imediatas, a curto, médio e longo prazo. Para isso precisamos definir onde queremos chegar com nossas ações tendo um planejamento”, disse irmã Marília.

Padre Renê de Oliveira falou sobre cinco temas que a Paróquia São Sebastião apresenta como desafios para desenvolver um planejamento de ações práticas: Juventude; Formação de atuais e novas lideranças; Cuidado com os Pobres, Pastorais Sociais e a retomada das pessoas afastadas das comunidades eclesiais.

 

Vagner Mattos