PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Paróquia celebra Missa Afro pelo Dia Nacional da Consciência Negra

“Zumbi você não morreu e seu povo não esqueceu a luta que você deixou pra prosseguir”! Com este sentimento de amor, fé e resistência de Zumbi dos Palmares foi celebrada Missa Afro no dia 20 de novembro, pelo Dia Nacional da Consciência Negra, na Matriz de São Sebastião. A missa foi presidida pelo padre Milan (SVD) com a participação da Pastoral Afro de Barra Mansa e Diocesana, além do Grupo Abadá Capoeira, Grupo Afro da comunidade Santo Expedito e Grupo de Capoeira Infantil da Comunidade Dom Waldyr e Movimento Negro. Segundo o IBGE, os negros eram a maioria da população brasileira em 2014, representando 53,6% da população. Os brasileiros que se declaravam brancos eram 45,5%.

 

- São dados relevantes que mostram o quanto nosso povo precisa lutar para acabar com o preconceito e discriminação. Essa Missa é um passo - disse Solange Mendes.

 

- Meu bisavó, José da Costa, foi escravo na cidade de João Monlevade (MG), mas procuramos superar essa marca de morte, passando para os descendentes o valor do negro trabalhador, solidário e fraterno - afirmou Maria Aparecida dos Santos.

 

- Convido para os encontros da Pastoral Afro que acontecem no 1º sábado, às 15h30, na comunidade N.Senhora das Dores, Ponto Final, Saudade. No 3º sábado, às 15h30, na Paróquia Santa Cruz, Vila Nova - destacou Lúcia Helena.

 

Vagner Mattos