PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Paróquia aprofunda Evangelho de Marcos em sete encontros

O Evangelho de Marcos com 16 capítulos foi estudado em sete encontros pelas lideranças das comunidades eclesiais na Matriz de São Sebastião. A assessoria foi do padre Ozanan Carrara (SVD) que desenvolveu o conteúdo destacando o tema: Quem é Jesus? A prática de Jesus, sua trajetória histórica e libertadora como o filho de Deus, enviado do Pai.

Nos encontros foram refletidos: a apresentação do Messias, Jesus; seu Batismo por João Batista; o relacionamento com os pecadores, saduceus, doutores da Lei; seus milagres junto ao povo simples; a preparação dos discípulos; o enfrentamento aos poderosos; paixão, morte e ressurreição.

- É necessário o estudo bíblico permanente, a multiplicação das reflexões para não cairmos na ideologia fundamentalista. O ideal é lermos o Evangelho de Marcos com o pé no chão para uma postura e prática libertadora - explicou padre Ozanan, que utilizou o método de leitura, contextualizando os textos com a realidade político-econômica e social atual.

Para dar continuidade por meio dos grupos de base, padre Ozanan indicou o método do biblista Carlos Mesters, sobre o que é um Círculo Bíblico, e ainda encomendou e distribuiu um livro para cada comunidade da obra: Como ler o Evangelho de Marcos, quem é Jesus? Autor: Euclides Martins Balancin.

- Valeu a pena participar desta formação porque a gente compreende com mais facilidade, firmeza e nos sentimos mais fortalecidos pelo método do padre Ozanan - comentou a participante, Rosa Colistet.

 Vagner Mattos