PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Palestra sobre a Petrobras alerta para as consequências negativas da privatização da empresa ao país

“Petrobras e Economia Nacional” foi tema de palestra no Salão Paroquial no dia 16 de junho, sob assessoria do funcionário técnico da Petrobras, Eduardo Eder Moreira, com a presença de centenas de pessoas, além dos padres da região pastoral Barra Mansa.

 

Na explanação, Eduardo explicou que existem 24 empresas controladas pela Petrobras, sendo ela sócia majoritária com 68 mil funcionários, além de quatro milhões de pessoas trabalhando direta ou indiretamente. Ele criticou os efeitos trágicos das vendas das refinarias produtivas e a falta de investimentos da empresa.

 

- O PIB da Petrobras correspondia a 13% do país e caiu para 6% devido aos problemas judiciais e administrativos, além do preço do petróleo. A empresa passa por um processo de privatização, e demissões teriam um grande impacto negativo para a sociedade brasileira. A descoberta do Pré-Sal em 2004 dobrou a produção com cerca de 15 bilhões de barris, houve um crescimento até 2014, passando para 157 bilhões de barris. O Brasil passa a brigar com Irã e Iraque. Na bacia de Sergipe foi descoberto recentemente Pré-Sal, o que dobrou para 300 bilhões de barris, e passamos a competir com a Venezuela, maior país em termos de reservas - comentou Eduardo.

 

No fim do encontro os participantes questionaram a privatização da Petrobras condenando o governo por não ter legitimidade eleitoral, alertando que acarretará danos irreparáveis ao meio ambiente tornando o país uma colônia das empresas multinacionais da Europa, América do Norte e Asiáticas.

 

Vagner Mattos