PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Padre Noberto Priwitz (SVD) preside a última Missa da Festa de São Sebastião, Barra Mansa: “Suportar e vencer as perseguições como São Sebastião”

Padre Noberto Priwitz (SVD) presidiu a última Missa no Dia de São Sebastião, na Matriz de São Sebastião, Barra Mansa, concelebrada pelo padre Wilson Feitosa (SVD). A animação litúrgica foi pela Comunidade São Sebastião com a participação da Pastoral dos Surdos.

“Nos Estados Unidos viveu senhora Helen, que nasceu cega e surda. Ela era uma pessoa de difícil comunicação, mas tinha uma amiga maravilhosa que conseguiu ensinar a Helen, a pronúncia de algumas palavras. Ela descobriu um jeito: encostando a mão da garganta de Helen, compreendendo os movimentos de suas cordas vocais. No fim de sua vida, Helen disse: a vida foi boa para mim. Este exemplo serve para todos nós como incentivo. Existem pessoas que se sentem inferiores as outras, e outras superiores. Um filósofo disse: um homem ultrapassa infinitamente o homem. Quer dizer que nós podemos fazer muito mais do que fazemos, ou do que achamos capazes de fazer. Assim quem é portador de deficiência ultrapassa seus limites também. Helen deu seu testemunho de coragem de enfrentar a vida. Celebramos a Festa de São Sebastião e faz 1700 anos que esse santo foi martirizado, no ano 300. Atualmente muitos cristãos continuam sendo perseguidos como na Nigéria, onde radicais muçulmanos assassinam cristãos. Nos países árabes inclusive cristãos são mortos. O sacerdote polonês Maximiliano Kolbe (OFM) estava preso no campo de concentração nazista, junto com centenas de presos políticos, onde alguns conseguiam fugir. Um dia o comandante do campo resolveu executar 10 presos com a pena de morte: deixar as pessoas sem água e sem comida até morrer. Foram escolhidos 10 presos. Frei Maximiliano não estava entre os 10. Quando estava a caminho do campo, um dos presos começou a chorar dizendo que nunca mais iria ver a família e filhos. Maximiliano escutou o choro e se ofereceu a morrer no lugar deste pai de família. Assim foi: Maximiliano teve a coragem e não morreu de fome, mas envenenado pelos nazistas. Maximiliano suportou a fome, tuberculose entre outras doenças. Este fato ficou conhecido, e a Igreja canonizou frei Maximiliano. Quando o Papa João Paulo II canonizou Maximiliano, o pai de família estava na Missa de Canonização. As perseguições continuam aos cristãos e muitos padres estão escondidos como na China. Suportemos as perseguições quando vivemos nossa fé, em todos os aspectos sociais. Quem quiser seguir Jesus será perseguido, e certamente sofrerá alguma desvantagem por ser seguidor de Jesus Cristo”, disse padre Noberto.

 

Vagner Mattos