PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Padre Flávio Luis preside a Missa do 4º dia da Novena de São Sebastião: “levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!”

Padre Flávio Luís, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Conforto, Volta Redonda, presidiu a Missa no 4º dia da Novena de São Sebastião Barra Mansa, em 14 de janeiro com animação litúrgica das comunidades eclesiais do setor 3: São Francisco de Assis; São Luís Gonzaga; São Cristóvão e São Mateus, Paróquia São Sebastião, Diocese de Barra do Pirai Volta Redonda.

Na meditação ao Evangelho, o padre destacou a vida pública de Jesus encarnada na realidade dos excluídos e sua missão ao encontro dos pobres e sofridos.

“São Sebastião viveu em uma época de perseguição em que não era fácil ser cristão. A primeira leitura de hoje apresenta a ignorância do povo que quer que o profeta Samuel saia do governo. Samuel sabe o quanto eles estavam errados e por isso ele anuncia e denuncia a respeito da situação social daquele povo. Deus nos deu o livre arbítrio, mas temos que corresponder com ele para não prejudicarmos os outros e sofrermos as consequências. Quais são hoje as realidades que nos dominam e nos paralisam? Como libertar das formas de paralisia que nos atingem? O Evangelho de hoje nos dá luzes. Jesus estava em Cafarnaum e sua presença reuniu milhares de pessoas que queriam ouvir suas palavras de vida e sabedoria. Eram muitos os necessitados de uma palavra de esperança. De repente uma pessoa paralisada é apresentada a Jesus. O tamanho do esforço e da fé impressionou e demonstrou o quando tinham fé em Jesus. Eles abriram um buraco para que a pessoa portadora de deficiência física pudesse encontrar Jesus, devido à aglomeração do local. Jesus o chama de filho e o tira daquela situação de miséria e exclusão. Jesus vai mais além e toca no cerne da causa da exclusão: ao tocar no problema que causava a paralisia, Jesus revela sua divindade. Ele é o filho do homem, pois somente Deus tem o poder de perdoar pecados. As autoridades eram beneficiadas pela paralisia que a população sofria. Neste sentido eles buscam impedir todas as ações libertadoras da missão de Jesus. Nada é capaz de impedir a fé, e Jesus faz o milagre da cura do paralítico que teve o encontro pessoal de Jesus”, disse padre Flávio.

No fim da Missa, padre Flávio conduziu a Oração a São Sebastião e deu a Benção final.

 

Vagner Mattos