PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Missa no sábado, Liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum, na Matriz de São Sebastião: “Manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”

A Missa de sábado, liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum, não presencial, em 8 de agosto, na Matriz de São Sebastião, foi presidida pelo padre Luis (SVD). Na meditação ao Evangelho, padre Luis explicou como devemos escutar a voz de Deus na atualidade.

 

- Muitos de nós acreditamos em Deus e até gostaríamos de ter um contato mais próximo com Ele. Mas onde está Deus? Será que Ele está só na igreja? Na capela do Santíssimo? Nos esquecemos de Deus que pode estar caído na rua, na beira da estrada, e procuramos somente o Jesus que está no Santíssimo. A primeira leitura de hoje fala do profeta Elias que estava cansado, era perseguido de morte e teve que fugir para o deserto no Monte Horeb, onde Moisés se encontrou com Deus. Elias esperava encontrar Deus, no terremoto e no fogo, mas Deus não estava nestes fenômenos. Deus se manifestou de uma forma completamente diferente: no sopro de uma brisa suave. Nós também queremos encontrar Deus em um espetáculo, em um milagre, mas Ele fala no silêncio e não no barulho. Não sabemos mais distinguir a voz de Deus que fala no silêncio, por isso os místicos e os santos sempre tiveram uma experiência pessoal com Deus, de madrugada e no silêncio, quando tudo está calmo. É desta maneira que podemos sentir Deus, e ouvir inclusive as batidas do nosso coração. Em que horas vamos ouvir a voz de Deus? No silêncio ninguém quer, isto porque é no silêncio que nos encontramos com nós mesmos e com nossos medos, angústias e alegrias. Deus se manifesta na humildade, na simplicidade e na interioridade. É importante sabermos silenciar os barulhos e ruídos de dentro de nós. Encontrar um tempo na oração, rezar e conversar com Deus no silêncio para nos fortalecermos. Na segunda leitura de hoje, São Paulo disse que Deus se revelou oferecendo para todos, uma proposta de salvação, mas infelizmente o povo o rejeitou. Todos nós somos filhos de Deus, aceitemos e busquemos a salvação. No Evangelho de hoje, Deus se revela na tempestade. Jesus despediu-se da multidão, cansado, e retirou-se para rezar, foi se abastecer espiritualmente para rezar no monte. Os apóstolos navegavam na barca agitada da noite, e Jesus percebeu este momento e vai ao encontro deles caminhando pelas águas. Os apóstolos ficaram com medo, e Pedro pede para caminhar também, mas quando duvidou, assustado com o vento, pede socorro a Jesus. Nós também pedimos socorro, mas Jesus, antes de tudo, estende a mão, e chama Pedro de homem de pouca fé. Depois disso os apóstolos confirmaram que Deus estava com Jesus. Deus se manifesta nos momentos difíceis de nossa vida. Ele aparece para nos resgatar, isto quando pensamos que não existe mais nada a fazer - destacou padre Luis. No fim da Missa, padre Luis conduziu a Oração a São Sebastião e Ave Maria.

 

Vagner Mattos