PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Missa do Centenário da Diocese de Barra do Pirai Volta Redonda reúne milhares de fiéis na Ilha São João, Volta Redonda, presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Henrique

A Missa em Ação de Graças pelos 100 anos da Diocese de Barra do Pirai Volta Redonda, em 4 de dezembro, reuniu milhares de fiéis, na Ilha São João, Volta Redonda. Presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Henrique teve a participação do Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, além da presença de bispos do Regional Leste 1 e o clero diocesano. Dom Orani e Dom José deram boas vindas a Diocese pelo Centenário, destacando a atuação dos pastores, desde o desmembramento da Arquidiocese de Niterói, em 1922. Na meditação ao Evangelho, Dom Luiz Henrique pontuou grandes momentos da caminhada diocesana com seus desafios e perspectivas de comunhão e participação. “

Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremos e nos exultemos, diz o salmo 117. Esse é o grande dia do nosso Centenário. Queremos pedir graças ao Senhor e anunciar as suas obras. Demos graças ao Senhor por todos os pastores de nossa diocese. Desde o primeiro bispo diocesano até ao atual. Todos foram instrumentos de Deus, na história de Deus em nossa diocese. É a ação do Espírito em cada um deles. Essa preparação foi desafiadora, devido a Pandemia do Covid 19. Estamos aqui, apesar de tantos problemas que enfrentamos, por causa também da Pandemia. Na fundação da diocese em 1922, o mundo também passava por uma Pandemia. Naquele contexto, foram criadas mais duas Dioceses: Campos dos Goytacazes e Barra do Pirai Volta Redonda, desmembrando-se da Arquidiocese de Niterói. Passamos por grandes conflitos, doenças, a Pandemia que deixou marcas negativas. Nossas lideranças leigas não deixaram se abater. O que o Espírito Santo está nos dizendo hoje nesta realidade? Vamos construir juntos, pastores, leigos e leigas, a história. O tema e o lema do Ano Vocacional 2022 – 2023, de inspiração bíblica nos ajuda: `Corações ardentes, pés a caminho`. Qual a nossa resposta diante do que fazer neste momento? Nossos antepassados souberam responder em seus contextos, e cabe a nós agora, também respondermos a altura. Todos devem se sentir acolhidos. Sentir-se em casa, tanto movimentos como pastorais. Todos tem lugar em nossa Igreja Diocesana. Um rosto de uma Igreja que acolhe e não rejeita. Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste caminho de autentica sinodalidade que quer dizer: caminhar juntos, não caminhar sozinhos, mas em conjunto, sem saudosismos. Cabe ao bispo diocesano em sua fragilidade a tarefa de unir, agregar todos em comunidades eclesiais. O presbítero nada pode fazer sem o seu bispo. Tantas lideranças leigas foram e são importantes na construção de uma Igreja encarnada no mundo”, disse Dom Luiz.

Dom Luiz Henrique anunciou a mudança da Catedral da Diocese para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, bairro Conforto, Volta Redonda e a criação do Santuário de Nossa Senhora das Graças, no bairro Jardim Paraíba, Volta Redonda. No fim da Missa, Dom Luiz entregou a Carta Pastoral do Centenário aos padres de cada paróquia da diocese.

O coordenador diocesano de pastoral, padre Paulo Sérgio Almeida agradeceu pela participação de todo o povo de Deus para a celebração do Centenário Diocesano.

Dom Luiz Henrique deu a Benção Papal, final e agradeceu a todos pela presença.

 

Vagner Mattos