PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Missa do 5º dia da Novena de São Sebastião, Barra Mansa, presidida pelo padre Noberto Priwitz (SVD): “Santo Arnaldo Janssen, homem de oração e ação”

A Missa do 5º dia da Novena de São Sebastião, Barra Mansa, em 15 de janeiro, na Matriz de São Sebastião, foi presidida pelo padre Noberto Priwitz (SVD) com a participação do diácono Antônio Magno. A animação litúrgica contou com as comunidades eclesiais do setor 2: São João Evangelista; Cristo Rei; Santa Teresinha; Nossa Senhora Aparecida; Nossa Senhora de Fátima e São Judas Tadeu.

Hoje a Igreja celebra a Festa de Santo Arnaldo Janssen, 15 de janeiro, o fundador da Congregação do Verbo Divino, dos sacerdotes que trabalham nesta paróquia há quase 100 anos. Santo Arnaldo fundou a SVD, foi professor de matemática e física, um homem rigoroso, de oração e ação. Surgiu na Alemanha, um movimento religioso e Arnaldo Janssen se tornou membro e coordenador deste movimento, que era o Apostolado da Oração. Ele assumiu a missão de levar o Evangelho onde as pessoas não conheciam Jesus Cristo, em outros países. Ele achava que era incapaz desse trabalho, mas começou humildemente, em Stein, na Alemanha, onde cresceu e nasceu a SVD. Hoje faz 114 anos que Santo Arnaldo morreu. Graças a ele, a SVD está presente em Barra Mansa, desde 1929, pois faltam sete anos para o centenário. O Evangelho de hoje fala do cordeiro e da pomba. O cordeiro é Jesus e a pomba o Espírito Santo. Os israelitas ofereciam sacrifícios a Deus matando cordeiros. Jesus se sacrificou como cordeiro de Deus. A pomba que simboliza o Espirito Santo, desceu sobre Jesus, quando foi batizado, nas águas do Rio Jordão por São João Batista. O sacramento do Batismo, instituído por Jesus Cristo tem um sentido profundo, de imenso valor, porque veremos Deus face a face. O Batismo é o principal sacramento, porque sem ele não podemos receber os demais sacramentos da Igreja. Santo Arnaldo Janssen antes de tomar qualquer decisão pedia a luz do Espírito Santo. Ele se perguntava: o que será que Deus quer de mim? Sua vida foi uma realização maravilhosa da ação de Deus. Santo Arnaldo fundou duas Congregações Femininas para trabalhar junto aos padres Verbitas”, disse padre Noberto.

Nos momentos finais da Missa, padre Noberto foi homenageado pelos 93 anos de vida com canto do parabéns.

 

Vagner Mattos