PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Missa de Sábado, Liturgia do Domingo da Solenidade de Todos os Santos e Santas, na Matriz de São Sebastião: “Bem-aventurados os pobres em espírito”

A Missa de sábado, liturgia do Domingo da Solenidade de todos os Santos e Santas, em 31 de outubro, na Matriz de São Sebastião, foi presidida pelo padre Ozanan Carrara (SVD). Na meditação ao Evangelho, o padre explicou o que é ser Santo segundo os ensinamentos de Jesus.

 

- Celebrar todos os Santos significa que como seguidores de Jesus, filhos e filhas de Deus, somos chamados a abraçar o mesmo caminho que tantos outros abraçaram antes de nós. O Livro do Apocalipse fala em 144 mil, um número simbólico, porque remete as 12 Tribos de Israel, 12 vezes 12, 144 mil, o que quer dizer: o número da perfeição. Certamente foram muitos mais do que esta quantidade. Mas o que quer dizer ser Santo? Será que Santo, são aquelas imagens que colocamos no altar? Será que são aqueles que foram reconhecidos pela Igreja e estão nos altares? É claro que não! São milhões de Santos e Santos que alcançaram a Santidade, na simplicidade e no anonimato. O Livro do Apocalipse descreve que foram aqueles que passaram pela grande tribulação, ou seja: não fugiram do mundo, não viveram longe dos conflitos e nas montanhas. Mas no meio das dificuldades, dos conflitos e tensões, onde nossa fé é testada. Por isso, o Livro do Apocalipse destaca: vi a grande tribulação, enfrentar as tribulações e perseverar. Isto consiste a vida, segundo os desígnos de Deus. No início do cristianismo, foram muitos que abraçaram esta proposta, radical de vida, procurando viver fielmente, aquilo que Jesus havia ensinado e transmitido, renunciando a muitas coisas que eles mesmos julgavam estar contra ao projeto de Deus. A segunda leitura de hoje, fala do pensamento de viver na comunhão com o Pai e o Filho. Isto é o que somos chamados a viver no mundo que nem sempre é o mundo da fraternidade, da unidade e do respeito. A Carta de São João diz: Deus nos chama a viver na comunhão com ele. Por isso ser cristão é se parecer cada vez mais com Jesus. Este é o maior desafio para nós hoje: imitar Jesus, em suas obras, ações, gestos e pensamentos. No Evangelho de hoje, de São Mateus, fala das oito Bem Aventuranças, aos quais são consideradas, o coração do Evangelho de Mateus. Ele critica a postura legalista dos fariseus e escribas do tempo de Jesus. As Bem Aventuranças são um estilo de vida que vão na contramão da atualidade. É dizer não ao consumismo. Nos esforcemos a viver o Sermão da Montanha de Jesus, na simplicidade e na coerência - ressaltou padre Ozanan.

 

No fim da Missa, padre Ozanan deu a bênção final.

 

Vagner Mattos