PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Missa de Sábado, Liturgia do 29º Domingo do Tempo Comum, na Matriz de Sebastião: “Tomei Ciro pela mão direita, para que submeta os povos ao seu domínio”

A Missa de sábado, liturgia do 29º Domingo do Tempo Comum, em 17 de outubro, na Matriz de São Sebastião, foi presidida pelo padre Ozanan Carrara (SVD). Na meditação ao Evangelho, o padre ressaltou a participação dos cristãos na construção do Reino de Deus.

 

- As leituras deste fim de semana nos ajudam a refletir sobre a relação entre o Reino de Deus e os reinos dos césares deste mundo. A primeira leitura do profeta Isaias, fala do exílio da Babilônia, quando o povo se preparava para sair deste exílio, onde ficaram por 70 anos e tiveram que reconstruir Jerusalém, seu país. Mas qual seria o instrumento de Deus para trazer o povo de volta para a sua terra. Estranhamente, não são os reis de Israel, os césares, os lideres do povo de Israel. Será um rei pagão, Ciro, o rei dos Persas que vai permitir a volta de seu povo para o seu país. Mas o profeta está sempre preocupado em fazer uma leitura teológica dos acontecimentos. Será um rei pagão que permite a volta de seu povo para sua terra? Eles se perguntavam: será que Deus esqueceu de nós? Javé se esqueceu de nós? O profeta Isaías responde a esta questão, explicando que Deus também usa um rei pagão e estrangeiro para trazer a liberdade para seu povo. Significa que Javé estava lá, cuidando, guiando seu povo. Javé disse através do profeta Isaías: Eu sou o Senhor e não a outro. No Evangelho de hoje, os fariseus queriam pegar Jesus em contradição, queriam saber sua posição sobre os impostos de Cesar. A resposta de Jesus é intrigante: Dê a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. Jesus ressalta que o Reino de Deus começa aqui e agora. O Reino de Deus é maior do que o reino de Cesar. O reino de Cesar tem que estar a serviço do Reino de Deus. Esta é a ordem. A religião não deve dizer qual o modelo de política devemos seguir, mas a religião deve apontar: quais os valores cristãos devem estar presentes na política. Os cristãos se estiverem no mundo da política, devem seguir estes valores que a religião indica em nome de Deus. Jesus não caiu na cilada dos fariseus e nos colocou como responsáveis na construção do Reino de Deus - comentou padre Ozanan.

 

No fim da Missa, padre Ozanan deu a bênção final.