PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Missa de sábado, liturgia do 23º Domingo do Tempo Comum, na Matriz de São Sebastião: “Se ele te ouvir, tu ganharás o teu irmão”

A Missa de sábado, liturgia do 23º Domingo do Tempo Comum, não presencial, na Matriz de São Sebastião, foi presidida pelo padre Francisco Augusto (SVD). Na meditação ao Evangelho, padre Francisco comentou sobre a força da vida equilibrada de acordo com a palavra de Deus.

 

- Neste Mês da Bíblia somos convidados a aprofundar a palavra de Deus para compreendermos a vontade de Deus, e fazermos Sua vontade em nosso dia a dia. Tomemos consciência da beleza da leitura da Bíblia em família. Isto ajudaria a crescer a dimensão fraterna. No Evangelho de hoje, Jesus destaca a correção fraterna e a busca pelo caminho certo e correto. Somos responsáveis uns pelos outros e não podemos pensar egoisticamente. O outro é nossa responsabilidade, e precisamos da iluminação de Deus para nos corrigirmos mutuamente. A primeira leitura, da profecia de Ezequiel ressalta que seremos cobrados por Deus se nos tornamos omissos na vida. A responsabilidade não é algo egoísta, mas tem que acontecer no testemunho de irmandade. Na segunda leitura, o apóstolo Paulo comentou a respeito do amor. São Paulo argumenta que o amor impulsiona a viver na fraternidade, no diálogo e na justiça. O exemplo da vida familiar é o nosso primeiro contato e experiência da correção fraterna. A preocupação com o outro que está em situação crítica, precisando do apoio para se libertar dos seus problemas deve ser nossa preocupação constante. Jesus diz que se seu irmão pecar contra ti, vá conversar com ele em particular, não colocando a pessoa em público pelo seu erro. Jesus destaca a força do diálogo e do consenso fraterno. Ele complementou que se a pessoa não der ouvido diante de alguma controvérsia, isto mesmo diante de duas ou mais pessoas, procure chamar também a comunidade. Os discípulos de Jesus devem agir desta maneira e jamais desistir de qualquer pessoa que erre ou se afaste do caminho, ou está em outro caminho. Jesus vai ao encontro daqueles que mais precisam e foi para isso que ele veio. O amor vem de Deus e peçamos para que ele nos ajude a vivermos o amor autêntico que se preocupa com a felicidade do outro, que se sinta feliz com o sucesso e o crescimento pessoal e profissional do outro. Que saibamos nos perdoar e que Nossa Senhora nos ajude a viver a fraternidade, e que nossa vida seja conduzida pela palavra de Deus .

 

No fim da Missa, padre Francisco conduziu a Oração a São Sebastião e Ave Maria.

 

Vagner Mattos