PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Missa de sábado, liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum, na Matriz de São Sebastião: “Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir”

A Missa de sábado, liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum, não presencial, em 29 de agosto, na Matriz de São Sebastião, foi presidida pelo padre Francisco Augusto (SVD). A animação litúrgica foi da Pastoral da Catequese Paroquial em Ação de Graças pelo Dia Nacional do Catequista. Na meditação ao Evangelho, padre Francisco ressaltou a missão do catequista e dos pais na formação cristã dos filhos.

 

- Celebramos hoje pelo Dia Nacional do Catequista. São pessoas que incansavelmente anunciam com alegria e fervor a palavra de Deus. Agradecemos também pela vocação leiga. A primeira leitura de hoje fala da vocação do profeta Jeremias que respondeu positivamente ao chamado vocacional: Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir! Todos nós somos chamados por Deus e recebemos dele uma missão. Para bem exercer esta missão somos seduzidos por Deus. É preciso deixarmos que Deus nos seduza e que respondamos sim a esta sedução. Nem sempre é facial respondermos bem a vocação e ao chamado de Deus, comparado ao profeta Jeremias que denunciou todas as injustiças, foi perseguido, mas não desistiu. A palavra de Deus era como fogo que ardia em seus ossos. Precisamos sempre contar com a graça e a força do Espírito Santo e busquemos o discernimento do caminho ao chamado de Deus. Procuremos meditar diariamente para sermos colaboradores do seu projeto. No Evangelho de hoje, Jesus estava em missão em Jerusalém. Ele resumiu o que deveria passar: sofrer, ser preso, morrer, mas ressuscitaria no terceiro dia. Quando Jesus falou do sofrimento na cruz aos seus discípulos, Pedro interferiu dizendo que ele não deveria passar por esse martírio. Jesus o repreendeu, dizendo: afasta de mim, Satanás, porque pensa como os homens e não como a Deus. A resposta de Jesus a Pedro quer dizer que não podemos assumir a missão de Jesus sem experimentarmos a cruz. Não podemos esperar um Deus glorioso, sem contarmos com as dificuldades e cruzes que atravessam a missão no dia-a-dia. Por isso Jesus disse: quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, carregue sua cruz e siga-me. Jesus passou por todos os sofrimentos, morrendo como mártir, mas ressuscitou no terceiro dia. A certeza da ressurreição é a nossa glória e esperança. Agradecemos a Deus pelo chamado. Por podermos assumir as coisas de Deus no mundo sem nos apegarmos às coisas do mundo. Ele continua nos chamando para sua missão a sermos catequistas. Os primeiros catequistas de todos nós são os nossos pais. São eles que nos ensinam primeiramente a rezar as orações mais simples como: Pai Nosso, Ave Maria e do Anjo da Guarda. Os pais são responsáveis diretos pelo discernimento vocacional dos filhos - ressaltou padre Francisco.

 

No fim da Missa, padre Francisco conduziu a Oração a São Sebastião e Ave Maria.

 

Vagner Mattos