PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Missa de sábado, liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum, na Matriz de São Sebastião: “Viver com a Paciência e a Misericórdia de Deus”

A Missa de sábado, liturgia do 16º Domingo Comum, não presencial, em 18 de julho, na Matriz de São Sebastião, foi presidida pelo padre Luis (SVD). Na meditação ao Evangelho, padre Luis destacou a paciência e misericórdia de Deus.

 

- A liturgia de hoje nos fala da paciência de Deus que nos convida a vivermos superando o mal com paciência. A primeira leitura de hoje, do livro da Sabedoria, apresenta um Deus indulgente e misericordioso para com os homens e mulheres, mesmo quando eles praticam o mal. Naquele tempo aconteceram muitas guerras, e Deus poderia ter evitado o sofrimento eliminando os pagãos. Ele não fez isso, teve paciência! Não teve pressa em punir os pagãos e os povos inimigos, porque ama todas as pessoas que Ele criou do mesmo jeito, até quando praticam o mal. Às vezes pensamos mais no castigo de Deus. Será que Deus não está castigando a humanidade? Deus não tem pressa! Ele sempre nos ensina através do contexto. É bom e importante sermos tolerantes uns com os outros, pois não devemos querer resolver tudo de uma vez. Deus é bondoso e misericordioso, e sua bondade sobrepõe a vontade de castigar. O castigo é a última coisa que Deus faz. Ele não quer castigar ninguém, mas diante deste momento difícil que estamos vivendo devemos perguntar: o que é que Deus quer nos ensinar? Na segunda leitura de hoje, o apóstolo Paulo disse que a bondade e misericórdia de Deus supera tudo, e o Espírito Santo é o auxilio de nossa fraqueza, guiando-nos para um caminho de vida plena. No Evangelho de hoje, Jesus nos fala da paciência de Deus, mostrando a presença do Reino de Deus no mundo. Nesse reino os bons e os maus tem espaço para crescer. A parábola do trigo e do joio revela a atitude de Deus diante da impaciência dos homens. Nós queremos acabar com os ladrões, mas Deus nos ensina a esperar, a ter calma. Mesmo que o ímpio cresça, a vida dele não vai durar muito tempo, mas o justo vai prosperar. Quando queremos resolver com pressa e não sabermos esperar, não vamos muito longe. A misericórdia de Deus é maior. Aprendamos com ela. O Senhor nos convida a termos equilíbrio e a convivermos com os dois lados: o bom e o ruim. Somos seres humanos com defeitos e virtudes, por isso Deus nos ama - ressaltou padre Luis.

 

No fim da Missa, padre Luis conduziu a Oração a São Sebastião e Ave Maria.

 

Vagner Mattos