PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Missa de Sábado, Liturgia do 14º Domingo do Tempo Comum, na Matriz de São Sebastião: “Eu sou manso e humilde de coração”

A Missa de sábado, não presencial, liturgia do 14º Domingo do Tempo Comum, na Matriz de São Sebastião, foi presidida pelo padre Luis (SVD). A animação litúrgica foi da CEB Nossa Senhora da Conceição, bairro Km 4. Na meditação ao Evangelho, padre Luis destacou a humilde e a paz que Deus quer de cada um de nós.

 

- A primeira leitura de hoje é um convite à alegria dos tempos messiânicos: "Exulta cidade de Sião, rejubila cidade de Jerusalém". Qual a razão para essa alegria? É a chegada do rei! Não de um, qualquer rei, mas de um rei justo, esperado, pacífico e humilde. A imagem de um rei montado em jumento, não é primeiramente a imagem da humildade, mas sim a imagem da paz. Os carros e os cavalos descritos na leitura evocam o poder e a força de um rei e imperador muito forte. O texto do profeta Zacarias vai muito além de tudo disto, pois diz que esse rei vai iluminar os carros de Efraim e os cavalos de Jerusalém. É um rei que vem montado em um jumento. Lembremos o Domingo de Ramos, a imagem do rei montado em jumentinho que traz a paz, e não as guerras. É isto que Jesus nos convida: a abandonarmos nossas armas, nossos cavalos e carros de guerra e enchermos de humildade, não essa humildade que a gente pensa, mas a paz. Existem pessoas humildes, mas que não gostam da paz, pessoas que semeiam conflitos e guerras. A humildade do rei é a paz, é o amor, e onde há paz, existe o amor. O rei não combate com carros e cavalos, mas é justo em seu agir e julgar, e é isto que Jesus nos ensina, a deixarmos de lado as armas poderosas, inclusive com nossos comentários falsos e maldosos uns com os outros. Sejamos semeadores da paz e do amor. A segunda leitura fala da vida segundo a carne e o espírito. Como estamos vivendo atualmente? Conforme a carne ou conforme o espírito? A carne puxa a gente para trás, mas o espírito eleva a gente a viver como Jesus quer. Os discípulos são felizes por seguir Jesus que soube agradecer ao Pai por esconder a sabedoria de Deus aos ricos e revelastes aos pobres e humildes. No Evangelho, Jesus convida: “vinde todos vós que estão cansados”. O jugo suave de Jesus se contrapõe o que os fariseus e escribas queriam. Viver seguindo o rei passivo faz com que o jugo se torne leve. Deus mostra sua presença em vários sinais em nossa vida. Nós devemos reconhecer sua mensagem - disse padre Luis.

 

No fim da Missa, padre Luis conduziu a Oração a São Sebastião e Ave Maria.

 

Vagner Mattos