PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Missa de sábado, Evangelho da Ascensão do Senhor da Páscoa, na Matriz de São Sebastião: “Eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo”

A Missa de sábado em 23 de maio, liturgia do Domingo da Ascensão do Senhor da Páscoa, não presencial, na Matriz de São Sebastião foi presidida pelo padre Ozanan Carrara (SVD). Animação litúrgica foi da CEB São Mateus, bairro Jardim Primavera. Na meditação ao Evangelho, o padre explicou o sentido da Ascensão de Jesus.

 

- O que significa celebrar a Ascensão do Senhor Jesus aos céus? No Evangelho de João diz que o Espírito já havia descido sobre os discípulos já mesmo na tarde da Ressurreição. O que significou: que quem crê em Jesus, assim como seus discípulos sentiram-se assistidos desde já pelo mesmo Espírito que animou e assistiu Jesus durante seu ministério. Os discípulos animados pelo Espírito Santo continuam a mesma missão de Jesus que agora é a missão deles. O Espírito continua a agir na comunidade dos discípulos de Jesus, por isso a ordem dada inicialmente a comunidade de Jerusalém para que ela não se afastasse de Jerusalém até que fosse batizada pelo Espírito Santo. Esse batismo que os levará a anunciar a mensagem de Jesus ao mundo inteiro. Quando Jesus vai realizar plenamente seu projeto? Sabemos que a comunidade cristã, após a crucificação de Jesus se sente desamparada! Muitos acharam que sem a presença física de Jesus seria impossível continuar sua obra. O Evangelho de hoje nos dá a resposta para essa inquietação: "Eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo". Significa que Jesus não está ausente, mas presente de outras formas: podemos ouvi-lo, senti-lo e fazer sua vontade. Não é motivo para ficarmos de braços cruzados olhando para o céu, esperando sua volta. Esta volta não será a mesma, porque é a volta da certeza de que a comunidade não está sozinha, de que ela sabe que seu destino é o céu, pois onde Jesus está, ela também estará, não no sentido de lugar, mas o céu é uma entrada, vida plena de Deus, Jesus está junto de Deus, participando da vida plena de Deus, e agora não existe mais obstáculos. Assim Jesus retorna junto de Deus, após cumprir sua missão - comentou padre Ozanan.

 

No fim da Missa, padre Ozanan conduziu a Oração a São Sebastião e a Ave Maria.

 

Vagner Mattos