PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Missa da Sexta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum, na Matriz de São Sebastião: “Os cabelos de vossa cabeça estão todos contados”

A Missa da sexta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum, em 16 de outubro, na Matriz de São Sebastião, Dia de Santa Edwiges e São Geraldo, foi presidida pelo padre Francisco Augusto (SVD). Na meditação ao Evangelho, o padre ressaltou a força do Espírito Santo em cada pessoa humana.

 

- Nós somos templo de Deus e morada do Espírito Santo, a partir do momento em que somo batizados. Por isso, São Paulo nos orienta a sermos guiados e movidos pela força de Deus que habita em nós. É o Espírito Santo que nos dá certeza de todas as coisas, como a do Evangelho. A palavra verdadeira para salvar e nos libertar. Pelo sacramento do batismo, somos selados pela ação do Espírito Santo, a vivermos de acordo com a vontade de Deus. Ele quer que sejamos pessoas verdadeiras, sinceras e coerentes. No Evangelho de hoje, Jesus condena a hipocrisia. Um grande número de pessoas estava em volta dele, algumas chegaram a serem pisoteadas, devido ao interesse por vê-lo. Jesus chama a atenção de seus seguidores dizendo: tomai cuidado com o fermento dos fariseus. Os fariseus eram pessoas que tinham coração duro. Eram criticados por Jesus, porque viviam de fachada, usavam máscaras da falsidade, pois não viviam o que falavam. A hipocrisia é falar e não viver o que fala. É ser uma coisa dentro da igreja e quando está fora dela, viver completamente diferente. Somos chamados por Jesus a tomarmos cuidado com a hipocrisia. Jesus diz: não temais os homens que só podem matar os corpos. Ele encoraja seus discípulos a não temerem a morte, mas temer aquilo que pode lançá-los a perdição. Temos que temer o pecado que nos atrapalha a sermos fraternos e solidários. O Espírito Santo nos encoraja e guia nossa consciência a vivermos o bem. Precisamos ouvir Deus, que fala em nosso interior pessoal para agirmos a favor dos outros. Que Nossa Senhora nos ajude a acolher a força e a ação do Espírito Santo, na verdade, na justiça e no amor - destacou padre Francisco.

 

No fim da Missa, padre Francisco conduziu a Oração da Ave Maria e deu a bênção final.

 

Vagner Mattos