PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Missa da Quarta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum, na Matriz de São Sebastião: “Aí de vós, fariseus; ai de vós também, mestres da Lei”

A Missa da quarta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum, em 14 de setembro, na Matriz de São Sebastião, pela intenção dos fiéis falecidos, foi presidida pelo padre Francisco Augusto (SVD). Na meditação ao Evangelho, o padre ressaltou a coerência da vivência da palavra de Deus, sem hipocrisia.

 

- A palavra de Deus quer despertar em cada um de nós, a coerência de vida, diante de nossas orações e ações. A palavra de Deus norteia nossa vida, aberta ao Espírito Santo para que possamos agir conforme Jesus. Na primeira leitura de hoje, da Carta de São Paulo aos Gálatas, diz que não podemos ser conduzidos pela lei. Paulo fala que somos convidados a sermos conduzidos pelo Espírito Santo. O Espírito Santo mora em nós, na medida em somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A Trindade Santa passa a habitar em nós e somos conduzidos por ela. Se abrirmos nosso coração para a força do Espírito Santo, nossas ações serão boas e condizentes com a palavra que Cristo nos ensinou. São elas: a paz, a caridade, a mansidão entre outras. Precisamos estar abertos para a ação de Deus na vida. Paulo alerta para que previnamos, pois quando não nos abrirmos para ação do Espírito Santo, passamos à agir conforme o mundo: ciúmes, invejas, violências, falsidade e todo tipo de mal. Jesus chamou os doutores da lei e fariseus de hipócritas, porque falavam uma coisa e faziam outra. Não viviam a lealdade, a caridade, a misericórdia e cometiam injustiças. Não adianta rezarmos se estamos com problemas entre irmãos, entre família, maltratando uns aos outros. Jesus chamou isto de hipocrisia. A palavra de Deus, chama a nossa atenção para vivermos a prática da justiça, da caridade e do amor aos irmãos. Os mestres da lei colocavam cargas pesadas sobre as pessoas. Jesus chamou atenção para que essa prática fosse evitada. O que deve permanecer é a coerência, o perdão e o amor. Rezamos hoje pelos nossos irmãos que estão nos braços de Deus. Foram pessoas com quem criamos laços afetivos, amor e esperança. Essas pessoas se encontram em outra casa que é a eternidade. Estão nos braços de Deus. Nesse sentido se confirma que Deus é o nosso Pai maior, ao qual vem nos consolar e nos ajudar a viver. Jesus disse: Eu vim para que todos tenham vida. Que Deus em sua bondade acolha a todos nosso falecidos - destacou padre Francisco.

 

No fim da Missa, padre Francisco conduziu a Oração da Ave Maria e deu a bênção final.

 

Vagner Mattos