PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Missa da Quarta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum, na Matriz de São Sebastião: “Quem tomar o meu próprio corpo não morrerá, porque eu permanecerei nele e ele em mim”

A Missa da Quarta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum, pela intenção aos fiéis falecidos, na Matriz de São Sebastião, em 14 de julho, foi presidida pelo padre Renê de Oliveira (SVD), animada pelos agentes da Pastoral da Sobriedade Paroquial. Na meditação ao Evangelho, o padre destacou o valor espiritual da existência humana que é viver a serviço da vida.

“Celebramos hoje o sentido da vida das pessoas que curti, partilhei, com aquele que convivi e morreu: meu familiar, meu amigo e meu vizinho. Agradeçamos a Deus por todos eles que passaram. Ao mesmo tempo renovemos nossa esperança na vida eterna dada pelo sangue e pela bebida que é o Nosso Senhor Jesus Cristo. Peçamos a Deus para aumentar nossa fé e não tenhamos medo da morte que um dia, nós também passaremos por ela. Jesus é a nossa verdadeira comida e verdadeira bebida. Ele disse: quem tomar o meu próprio corpo não morrerá, porque eu permanecerei nele e ele em mim. São duas dimensões: uma daqueles que partiram e outra de nós, que continuamos esta vida. Temos que tomar água boa e potável todo dia para vivermos e respirar o oxigênio puro, mas mesmo assim um dia morreremos biologicamente. Independentemente, se somos pecadores, ou santos, ou mais pecadores, pois todo ser vivo termina sua existência nesta terra. Esta vida que termina antes da hora, nesta Pandemia do Covid 19, é por causa do pecado. Não do pecado daqueles que partiram, mas daqueles que não se responsabilizaram pela vacinação e a prevenção como deveriam! Será que quando partimos será tudo em vão? Tudo o que construímos? Para aqueles que vivem o materialismo é realmente um ponto final esta vida. Nós, cristãos somos diferentes e pensamos que devemos alimentar nossa espiritualidade e nos fazermos nos parecer com Deus. As palavras do Evangelho dizem: quem alimenta sua alma com o pão do céu e mata sua sede de seu coração com a água viva do céu, este não morrerá: viverá para sempre! Isto é o que nos dá força para vivermos e nos alimentar nossa vida. Não podemos acreditar que nossos irmãos se foram ou não existem mais. Não existe a matéria e o corpo, mas continua na imagem de Deus e com o respeito de sua memória. O apóstolo Paulo nos diz: ó morte onde está tua vitória? Enganam-se aqueles que matam e a impõe. O aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a lei. Amemos uns aos outros como eu vos ameis. Este amor de Jesus supera tudo. A lei de Nosso Senhor Jesus Cristo é o amor. Alimentemos nossa alma com o pão do céu, que é Nosso Senhor Jesus Cristo. Nossa alma voltará para Deus, e é para lá que devemos nos sacrificar para voltar”, ressaltou padre Renê.

No fim da Missa, padre Renê conduziu a Oração da Ave Maria, aspergiu a assembleia com Água Benta e deu a Benção final.

 

Vagner Mattos