PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Missa com a Unção dos Enfermos na Matriz de São Sebastião, Barra Mansa: “Ter a mente e o corpo sadio”

A Missa com a Unção dos Enfermos da programação da Festa de São Sebastião 2023, em 14 de janeiro, na Matriz de São Sebastião, Barra Mansa, foi presidida pelo Renê de Oliveira (SVD) concelebrada pelos padres: Noberto Priwitz (SVD); Joby (SVD) e Wilson Feitosa (SVD). Animação litúrgica pela Pastoral da Saúde Paroquial. A homilia foi pelo padre Noberto que comentou sobre o controle da mente e do corpo para uma vida saudável.

“Provavelmente temos pessoas saudáveis e outras que sofrem enfermidades passageiras, outras que sofrem enfermidades crónicas. Como lidar com essas doenças? É claro que é devido procurar o médico, mas nem sempre o procuramos, porque são coisas pequenas que resolvemos sozinhos. Temos que ter a mente e o corpo sadios. Como tratar o corpo inteiro? Fazer exercícios físicos, movimentar para melhorar a circulação sanguínea. Evitar vida sedentária praticando caminhadas e corridas. A mente também precisa ser exercitada com leituras e meditações. Meditar parece ser simples, mas o pensamento, dispersa. É preciso ficar em silêncio. Santo Inácio de Loyola escreveu sobre a arte de meditar destacando a vida de Jesus, dos Santos e tantos outros assuntos. Quem medita fica tranquilo e reflete sobre a própria vida, sobre os relacionamentos pessoais e interpessoais para melhorar a vida se corrigindo. Quando era professor no seminário fazíamos dinâmicas sobre os pensamentos positivos e negativos de cada um. Era a opinião dos outros sobre a gente. Nós não nos autoconhecemos. É preciso refletir sobre palavras e atitudes. Tem pessoas que procuram psicólogos e psicanalistas. Como conservar a saúde e conviver com doenças crônicas? Evite o alcoolismo e as drogas, procuremos rever nossa alimentação. Meditem e rezem, procurando a paz pessoal profunda. Quando estamos doentes a primeira coisa a fazer é rezar. Na França, o farmacêutico, Emílio Coelho aconselhava repetir a seguinte frase: todos os dias, sobre todos os aspectos estou cada vez melhor mais animado, mais bem disposto, mais confiante em mim mesmo. Se repetirmos isto muitas vezes e antes de dormir, esta frase entre em nosso consciente e vai melhorar a nossa vida. Nada é mal, nossa mente é o que o faz. Existem tratamentos com águas minerais. Cultivar o pensamento positivo vai ajudar a prevenir doenças. O que fazer com as pessoas com doenças terminais. É preciso fazer visitas aos doentes, porque um dia também poderemos precisar de visitas”, ressaltou padre Noberto.

Após a homilia, centenas de fiéis receberam à unção dos enfermos, conduzidas pelos padres: Renê; Noberto; Wilson e Joby.

 

Vagner Mattos