PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Missa Afro marca o Dia Nacional da Consciência Negra com Missa na Matriz de São Sebastião

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, foi celebrado na Matriz com Missa Afro presidida pelo padre Jorge Axé, animada pela Pastoral Afro de Barra Mansa com a participação do Grupo Abadá Capoeira. Na procissão de entrada, agentes da Pastoral Afro destacaram uma faixa com a imagem de Zumbi dos Palmares.

 

- A vida é a maior dádiva que Deus deu a cada um de nós, e é preciso aprender a viver, respeitando o diferente, participando da Missa Afro com alegria. Zumbi dos Palmares, o libertador do povo negro, não teve medo de enfrentar a opressão e encarou os opressores com sabedoria e força. Jesus veio libertar qualquer tipo de escravidão, venceu a morte, testemunhou a igualdade e fez o bem - salientou padre Jorge.

 

Padre Jorge preparou a mesa Eucarística e recebeu no ofertório os frutos da terra do povo negro e da Cultura Brasileira. No fim da Missa, acolheu a imagem de Nossa Senhora Aparecida, conhecida e chamada amorosamente de Negra Mariama. A Pastoral Afro agradeceu padre Jorge e recordou a luta do povo negro de Barra Mansa que construiu a cidade e a igreja de Matriz de São Sebastião. No salão da Matriz de São Sebastião teve partilha dos alimentos trazidos pelo povo e ofertados na Missa.

 

- Linda a Missa! Todo ano venho e é uma alegria participar da Missa Afro, ela nos enche de esperança e nos revigora no Senhor - comentou Iara Santos, do bairro Vila Nova.

 

Vagner Mattos