PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Lançada campanha em defesa da Mata da Cicuta

A Comissão Ambiental Sul e mais dez entidades lançaram, no dia 20 de fevereiro, reunidos na Matriz de São Sebastião, uma campanha em defesa do projeto de Lei n° 9139/2017 do deputado federal Deley de Oliveira (PTB) que propõe a mudança de categoria e a ampliação da Floresta da Cicuta, que fica situada entre os territórios de Barra Mansa e Volta Redonda, em áreas pertencentes à CSN. Hoje, a unidade de conservação federal é categorizada como Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) e conta com administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Pelo projeto de lei, a Floresta da Cicuta passa da categoria Arie para a categoria Refúgio de Vida Silvestre (Revis) e amplia sua área de preservação permanecendo as atividades de visitação, educação ambiental e pesquisas científicas. 


- A mudança impactaria em uma maior proteção da fauna e flora das duas cidades, principalmente nas florestas do entorno da Cicuta que ficaram desprotegidas pelo decreto de 1985, que criou a Arie. A primeira e principal delas é a ampliação da área protegida como unidade de conservação, que passaria a ser quase seis vezes maior, de 131 hectares para 695 hectares, sendo que cada hectare corresponde ao tamanho de cerca de um campo de futebol”, declarou o engenheiro e analista ambiental Sandro Alves. 


O projeto de lei foi enviado para apreciação das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania.
 

Vagner Mattos