PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Grupo Fé e Política da Paróquia São Sebastião de Barra Mansa (RJ) realiza primeira reunião virtual e discute Eleições Municipais

O grupo Fé e Política da Paróquia São Sebastião de Barra Mansa (RJ) voltou a reunir-se em 20 de agosto, virtualmente, devido à pandemia do Covid-19. O encontro via Google Meets foi articulado pelo padre Ozanan Carrara (SVD) e contou com a participação de 12 pessoas. Na pauta do encontro foram discutidas questões relacionadas aos problemas sociais do município em que a população vem sofrendo há décadas, sem políticas públicas eficazes para melhorar a qualidade de vida. Após o levantamento da realidade social, foram levantados os nomes dos pré-candidatos a vereador, comprometidos com a causa social e que participam da Igreja. Em breve serão consultados e convidados para um debate. Primeiras propostas de compromissos a serem assumidos pelos pré-candidatos com alguma forma de apoio das comunidades:

 

1. Educação: (Escolas de alguns bairros são destruídas pelo vandalismo e precisam de reformas. Apoio à luta pelo plano de carreira dos professores e funcionários. Mais concursos públicos e menos contratos temporários. Melhorar a segurança dos alunos e professores. Portas de escolas são centros de distribuição de drogas. Iluminação dos arredores das escolas para melhorar a segurança à noite. Informatização das escolas que estão totalmente paradas durante a pandemia. - Salas muito pequenas sem ventilação em algumas escolas da periferia).

 

2. Saúde pública: (Valorizar o SUS e seus serviços. Faltam remédios básicos nos postos de saúde dos bairros. Os postos só têm um clínico geral. Faltam alguns especialistas básicos. Falta acompanhamento das equipes de saúde e um trabalho mais preventivo).

 

3. Transporte público: (Passagens muito caras e poucos ônibus nos bairros).

 

4. Meio ambiente e saneamento básico: (O esgoto continua a ser despejado nos rios e não é tratado, embora todos paguem taxa de tratamento de esgoto. Esgoto a céu aberto em alguns bairros da periferia. Tratamento e destino adequado do lixo hospitalar. O aterro sanitário municipal recebe lixo de cada vez mais municípios, mas como esse lixo está sendo tratado? Ameaças aos rios próximos. Combate organizado às queimadas que destroem o meio ambiente e prejudicam as pessoas com alergias e problemas respiratórios).

 

5. Segurança Pública: (Pouco policiamento nos bairros de periferias. Falta trabalho preventivo ao crime e ao tráfico. Treinamento mais técnico da polícia).

 

6. Políticas públicas para a juventude e as periferias: (Faltam serviços de promoções sociais. Carência de políticas públicas para a promoção do esporte, para a cultura e as artes para a juventude e os adolescentes das periferias (capoeira, música, pintura, etc).

 

7. Áreas rurais: (O pó do minério dos vagões prejudica as plantações à beira da linha do trem. Incentivo à agricultura familiar).

 

Vagner Mattos