PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Frei Beto encerra 11º Encontro Nacional de Fé e Política com a Mesa Final: “Espiritualidade na Política: sinais dos tempos”

O terceiro e último dia do 11º Encontro Nacional de Fé e Política, realizado no IFRN, na Arquidiocese de Natal, teve a Mesa Final com assessoria de Frei Betto. Ele falou sobre "Espiritualidade Política: sinais dos tempos". O assessor animou os participantes, encorajou a plateia, meditando o Evangelho de Lucas 24, 13-35, Caminho de Emaús. Em três momentos explicou contextualizando a situação desanimadora dos discípulos de Emaús, desesperançados, mas Jesus surge ressuscitado ao lado deles e os encoraja a continuar, mesmo diante dos desafios, obstáculos e perseguições que eles teriam que enfrentar para continuar a missão.

 

- Era comum naquela época de Jesus caminhar e os discípulos acharam normal aquele homem andar junto deles, mas não reconheceram Jesus. E nós? Será que reconhecemos Jesus nos marginalizados e excluídos? Quando aquele homem corta o pão e partilha com eles, assim, o reconhecem. Onde houver partilha, Jesus está presente! A carta Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco é uma opção mais atraente para buscar a esperança do povo, porque ele escolheu a Ecologia como tema. Sugiro que nos reunamos nas comunidades para dialogarmos esta carta que é uma maravilha. É necessário porque não reconhecemos a natureza como consciência de interação. O Papa Francisco incluiu a questão da Criação, tudo é criação de Deus, o céu e a terra. Nós todos os seres vivos e tudo que existe no universo somos feitos apenas de 92 átomos que estão no nosso corpo - destacou frei Beto.

 

O encontro foi encerrado com momento de Memória dos 30 anos do Movimento Fé e Política no Brasil que começou no Rio de Janeiro em 1989 e se espalhou pelo país, tendo como fundador o bispo Dom Waldyr Calheiros. Uma celebração ecumênica animou os participantes que formaram uma grande ciranda, cantando em ritmo de Baião o cântico "Momento Novo".

 

Vagner Mattos