PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Dom Luiz Henrique toma Posse como 8º Bispo da Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda

Com o lema Episcopal: “O Senhor é minha força” tomou posse em 11 de maio como 8º bispo da Diocese de Barra do Piraí Volta Redonda, Dom Luiz Henrique da Silva Brito. A Missa de posse foi celebrada na igreja de Nossa Senhora da Conceição, bairro Conforto, em Volta Redonda, com a presença do Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, padres, diáconos, irmãs e milhares de fiéis. Na meditação ao Evangelho, Dom Luiz agradeceu ao povo pela presença e ressaltou Maria, a mãe do Senhor, como modelo de discípula.

 

- Vejo quanto a Igreja é bela e incansável pelo trabalho eclesial. A presença de vocês é um grande alento para o pastor, hoje assumo a missão contando com a oração de todos. O Evangelho nos apresenta Maria como discípula, sua força e exemplo a ser seguido diante das diversidades. Maria se torna mãe da nova humanidade, mãe de todos os fiéis que geram novos filhos de Deus. Vamos refletir o símbolo Mariano na Igreja, virtude dos fortes que não precisam maltratar os outros para serem fortes. Maria está aos pés da Cruz, como ela aceita a entrega do Filho e volta para todos. O amor de Deus pela humanidade é sem limites! O discípulo amado se insere com amor à comunidade eclesial. A Igreja nunca deixou de amar a mãe de Jesus. Ela nos conforta, Mãe da igreja, senhora do silêncio. Somos privilegiados por estarmos tão próximos do Santuário Nacional de Aparecida (SP), caminho bonito de fé ao encontro de Nossa Senhora Aparecida. O Papa Francisco diz que o Sim de Maria, era decidido, sim de quem quer se comprometer e arriscar, sim da Igreja que deve ser de cada um de nós. Vocês estão perguntando quais as metas e projetos do novo bispo? Peço paciência para nos conhecermos, não desejo ser precipitado, mas escutar, seguir Cristo, para caminharmos juntos, pois nossa metodologia é o Evangelho, daquele que é caminho, verdade e vida, que sejamos empenhados com coerência, serenidade e respeito. Queremos dar uma resposta evangélica às mazelas do mundo. Para isso temos a Doutrina Social da Igreja e a Catequese, a liturgia aprovada. Querido povo de Deus, é muito importante se comprometer com o verdadeiro sentido da liturgia, e que prevaleça entre nós a caridade, como diz o Papa Francisco, que precisamos de uma Igreja com sinal de Jesus - ressaltou Dom Luiz.

 

- Gostei de Dom Luiz, é uma nova etapa, nova missão que nos enche de esperança, de uma nova Igreja comprometida com o Senhor - disse Mirtes da Fonseca, da Comunidade N.Senhora Aparecida, São João, Volta Redonda.

 

- Uma bênção, Dom Luiz nos encoraja a caminharmos com a força de Maria, e o testemunho de Dom Oscar Romero, na sabedoria de Santo Agostinho - considerou Jorge de Moura, da comunidade Sagrado Coração de Jesus, Volta Redonda.

 

Vagner Mattos