PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Corpus Christi: comunhão de Deus com a humanidade

A igreja Matriz de São Sebastião ficou repleta de fiéis das 30 comunidades eclesiais na Missa de Corpus Christi no dia 31 de maio. Presidida pelo padre Milan (SVD), foi concelebrada pelo padre Luis (SVD) e contou com a presença do diácono Antônio Magno.

 

Na homilia, padre Milan recordou que Eucaristia é Aliança amorosa, um pacto, um acordo que une entre si o nosso Deus com seu povo, é a comunhão de Deus na vida da humanidade mas ao mesmo tempo é nossa comunhão na vida de Deus e dos irmãos. Refletindo sobre o evangelho de Marcos, destacou que Jesus não celebrou a Páscoa no templo conforme a lei exigia, mas numa casa comum.

 

- Jesus volta a tradição popular mais antiga: no lugar do templo, uma casa. No lugar do altar, uma mesa; não se fala do cordeiro assado na ceia, mas do pão e vinho abençoado e partilhado. Abençoar e partilhar são dois gestos simples, cotidianos, próprios de todas as casas israelitas, também dos mais pobres; e tornaram-se memorial constituinte para sempre da presença real de Jesus. Tudo aquilo que partilhamos de coração com Deus e para com os irmãos se torna abençoado diante de Deus. Eucaristia é experiência sacramental vivenciada pela comunidade que outra sociedade, outro mundo é possível: uma casa comum, uma mesa ao redor da qual todos sentam, um pão repartido entre irmãos. Eucaristia é ponto de chegada do caminho das nossas comunidades e ponto de partida na permanente busca do Reino de Deus e da sua justiça. É projeto ‘Laical’ entregue a todos nós, seu povo, ou como Jesus nos chamou naquela ceia, seus amigos.

 

No fim, padre Milan leu a Nota da CNBB sobre situação atual que expressa solidariedade com os caminhoneiros mas ao mesmo tempo faz uma grande advertência de não cooptarmos com a violência, com a intervenção militar ou qualquer ditadura que possa provocar o retrocesso do estado democrático do direito.

 

- Estou feliz e dou graças a Deus por estar nesta Missa. Graças sejam dadas a Jesus e à Divina Eucaristia, e que possamos vê-lo sempre mais em nossos irmãos - declarou a irmã Elliete Lavinas (MJC).

 

Pelas ruas da cidade, milhares de fiéis acompanharam a Procissão de Corpus Christi, passando pelos tapetes confeccionados pelos jovens da paróquia, com momentos de paradas nos colégios Verbo Divino e Nossa Senhora do Amparo.