PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
Comissão da Verdade Dom Waldyr apresenta pesquisa sobre as atrocidades da Ditadura Militar e encaminhará ao Ministério Público Federal

A Comissão da Verdade Dom Waldyr apresentou trabalho de pesquisadores da UFF/ Volta Redonda sobre as atrocidades da Ditadura Militar com o golpe de 1964, aos trabalhadores da região Sul Fluminense com destaque para os operários da CSN. Todo o dossiê será encaminhado ao Ministério Público Federal. O encontro foi realizado, em 16 de março, no Clube Palmares, Volta Redonda com a participação de lideranças comunitárias, sindicais e parlamentares.

Dentre as principais ações que foram investigadas pelos pesquisadores estão: graves violações aos direitos humanos, torturas aos trabalhadores, perseguições, demissões, repressões aos líderes sindicais, as greves, assassinatos aos operários: William; Barroso e Valmir, prisões, perseguições e torturas aos líderes religiosos com inquéritos a Dom Waldyr, Pe Natanael (SVD) e mais 16 padres. A questão ambiental e racial também consta na pesquisa com graves discriminações e consequências drásticas aos trabalhadores como a leucopenia. A expectativa da Comissão da Verdade é apoiar as vítimas da ditadura militar, fornecendo elementos as autoridades para que cumpram com seu papel na defesa dos direitos humanos e a reparação com justiça as vítimas.

 

Vagner Mattos