PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
CEB Santo Expedito celebra Missa do Padroeiro, na Matriz de São Sebastião: "Fazer a vontade de Cristo Hoje"

A Missa da Festa do Padroeiro da CEB Santo Expedito, bairro Morro do Cruzeiro, em 19 de abril, foi celebrada na Matriz de São Sebastião, Barra Mansa. Presidida pelo padre Renê de Oliveira (SVD) contou com a animação litúrgica da comunidade. Na meditação ao Evangelho, o padre ressaltou o testemunho do Mártir Santo Expedito.

“Santo Expedito viveu na mesma época de São Sebastião. Ele foi soldado do Império Romano, um império conhecido pelas maldades, covardias, corrupções, mortes, perseguições e assassinatos dos inocentes, como a de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pilatos lavou as mãos tirando sua responsabilidade pela morte de Jesus. Ele foi covarde. Esse império não aceitou a fé de Santo Expedito que ouviu em sonho a voz de corvo que disse: `deixe para amanhã´. Expedito se viu no sonho, esmagando a cabeça desse corvo dizendo: `hoje´. Não podemos deixar para depois o que podemos fazer agora. É tempo de conversão, de mudar de vida e testemunhar o dom da graça de Nosso Senhor Jesus. Santo Expedito é o Santo da sentinela. Ele nos lembra que não podemos adiar o que temos que fazer hoje. Precisamos de perdão, amor, libertação a partir de hoje, pois o amanhã não nos pertence. Pertence a Deus. Santo Expedito é o Santo da atenção, isto porque certamente viveu em meio as tentações, perseguições e distrações. Ele tinha posição de destaque em sua profissão como soldado romano, mas preferiu dar atenção a Jesus Cristo. Temos muitas desatenções e barulhos que nos atrapalham a fazer o que Deus quer de nós hoje. Precisamos ter claro, aceitar e acreditar que Deus está com a gente, como no Evangelho de hoje: Jesus aparece aos seus discípulos e lhes garante que eles também ressuscitarão dos mortos, assim como ele ressuscitou. Santo Expedito fez a vontade do Pai, e por isso foi decapitado, assassinado pelo Império Romano. Santo Expedito ressuscitou como Jesus, porque não deixou para depois o seguimento a Jesus Cristo”, destacou padre Renê.

No fim da Missa, padre Renê chamou ao altar os aniversariantes do dia e deu uma Benção com aspersão de água Benta. Rezou a oração a Santo Expedito e deu a Benção final.

 

Vagner Mattos