PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
CEB Santa Clara festeja sua Padroeira com Missa presidida pelo padre Renê de Oliveira (SVD): “Viver e seguir Cristo como Santa Clara, São Francisco e São Paulo”

A Missa da Padroeira da CEB Santa Clara, a Padroeira da TV, Paróquia São Sebastião, Barra Mansa, em 11 de agosto, foi presidida pelo padre Renê de Oliveira (SVD). Na meditação ao Evangelho, o padre encorajou a assembleia a viver como Santa Clara, São Francisco de Assis, e o Apóstolo Paulo.

“Celebramos hoje a Festa de Santa Clara. Na primeira leitura, o apóstolo Paulo escreve aos Filipenses resumindo sua conversão e o que importou para ele viver como cristão de verdade. Seu propósito foi viver em Cristo, e tudo que ele tinha, e que parecia ser de valor, foi deixado de lado, renunciou a tudo, dizendo que não era ele mesmo que vivia, mas o Cristo vivia nele. Isto quer dizer: a luta pela justiça, a solidariedade, a fraternidade. É preciso perder tudo nesta vida para seguir Jesus. É um seguimento radical, porque não podemos esperar nada deste mundo: vanglórias e sucessos não significam nada. O cristão deve deixar tudo por Cristo. No Evangelho de hoje vimos que para seguir Cristo é preciso tomar a cruz e seguir o mestre Jesus. Isto é encontrar Jesus de fato. Hoje em dia muita gente quer seguir Cristo, mas colocando como valor as coisas materiais do mundo. Querem viver no individualismo e em sua zona de conforto. Infelizmente a sociedade brasileira vem regredindo no aspecto social e econômico. Sigamos o exemplo de Santa Clara que era de uma formosura sem fim, de uma família rica de Assis, na Itália, deixou tudo para seguir Nosso Senhor Jesus Cristo. Encontrou-se com São Francisco e os dois testemunharam radicalmente, abrindo mão da riqueza deste mundo. Eles viveram em um momento difícil de perseguição do Império Romano e falta de comida para os pobres. Clara e Francisco deixaram a elite e foram viver com os pobres doando seus bens materiais para quem mais precisava: os excluídos”, comentou padre Renê.

No fim da Missa, padre Renê conduziu a Oração a Santa Clara, aspergiu a assembleia com água Benta e deu a Benção final.

Vagner Mattos