PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
CEB Santa Clara celebra Missa no 16º Domingo do Tempo Comum: “Nosso Deus é o Deus da Escuta”

“Maria escolheu a melhor parte”. A Missa do 16º Domingo do Tempo Comum, em 17 de julho, na CEB Santa Clara, bairro Santa Clara, Paróquia São Sebastião, Barra Mansa, Diocese de Barra do Pirai Volta Redonda, foi presidida pelo padre Renê de Oliveira (SVD). Na meditação ao Evangelho, o padre comentou sobre a escuta do outro, da palavra de Deus e da força transformadora de saber escutar.

“O Evangelho de hoje coloca em questão duas ações de duas irmãs: Maria e Marta que receberam Jesus em sua casa. Maria procurou ouvir Jesus, porém Marta interrompeu a visita para pedir que Jesus deixasse sua irmã lhe ajudar nos afazeres domésticos da casa. Jesus respondeu colocando em destaque o contexto de sua visita, valorizando a atitude de escuta de Maria e chama a atenção de Marta para o valor de parar para escutar, apesar dos trabalhos e atividades necessárias. Todo discípulo de Cristo tem que saber ouvir o outro, ser acolhedor/a, saber ouvir, isto porque estamos vivendo a era do barulho, da incerteza e ninguém ouve ninguém mais. Não podemos agir por instinto como os animais: cachorro, morcego entre outros que não possuem a capacidade de ouvir e discernir. Jesus quer que paremos para ouvir e ouvir com o coração, com misericórdia, uns aos outros. O amor só é capaz de ser concretizado através da escuta mútua. Nosso Deus é o Deus da Escuta. Ele mesmo disse a Moisés: `Eu ouvi o clamor do meu povo´. O sofrimento de seu povo chegou aos ouvidos de Deus. A resposta de Deus foi a ajuda. Nós nem sempre somos merecedores da ajuda de Deus, mas ele nos ajuda assim mesmo. Não nos fechemos nas religiões, nas ideologias, nos retrocessos da ditadura militar que acabaram com o direito das pessoas serem ouvidas. Procuremos ouvir e agir em defesa dos direitos sociais e a favor da justiça social. Que ninguém domine ninguém pela força ou pelo medo, terrorismo, violência”, destacou padre Renê.

Os aniversariantes do mês, de matrimônio e de idade foram lembrados na Benção final e receberam as bençãos do padre Renê e água Benta.

 

Vagner Mattos