PARÓQUIA
SÃO SEBASTIÃO

igreja matriz - barra mansa

NAVEGUE PELO SCROLL DO MOUSE
CEB São João Batista festeja Padroeiro com Missa não presencial, na Vila Independência: “Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”

A CEB São João Batista, bairro Vila Independência, comemorou seu Padroeiro com Missa, não presencial, presidida pelo padre Djalma Antônio da Silva (SVD), em 24 de junho. Na meditação ao Evangelho, ressaltou o nascimento de São João Batista.

 

- São João Batista é o único santo além da virgem da Maria, cujo nascimento é lembrado, é celebrado pela Igreja. São João Batista é o maior de todos os profetas. Sua vida foi marcada por grandes contrastes, viveu no silêncio do deserto, enquanto as pessoas viviam nas grandes cidades, em meio a grandes multidões, onde as pessoas não se conheciam bem como nos dias de hoje. Ele pregava no deserto com uma maneira de viver exemplar, na simplicidade, se vestia com roupa de ovelha, esse testemunho atraiu muita gente que vinha ouvir e conhecer a palavra de João Batista. O próprio Jesus que foi batizado por ele no rio Jordão o reconheceu como maior dentre os nascidos de ventre de mulher! A liturgia de hoje nos apresenta o nascimento e a missão de João Batista, como ouvimos no Evangelho. Ele foi um presente de Deus a um casal que já era idoso e não tinha mais condições de ter filhos. Deus agraciou este casal com o nascimento de um menino. O próprio anjo do Senhor que comunica a Nossa Senhora, a Virgem Maria, que Isabel estava grávida de um menino. Quando o anjo Gabriel vai falar com Maria que era sagrado o menino Jesus, comunica também essa linda mensagem: a sua prima Isabel já com idade avançada está grávida, e já estava no sexto mês, daquela que era considerada estéril. Isabel se alegra por ser mãe. Ela tem consciência de que este menino é um presente de Deus. Quando houve o encontro de duas mulheres Santas, Maria e Isabel, a salvação daquele que ia preparar os caminhos do Senhor. Ele pula no ventre de Isabel. João Batista reconhece naquele momento que Maria carrega no seu ventre o salvador da humanidade que ia morrer na cruz, mas salvaria toda a humanidade. João Batista desempenhou um papel importantíssimo na história da salvação. Ele veio abrir caminho para o encontro do humano com o divino que é Jesus. O encontro que ele mesmo reconheceu quando Maria vai visitar Isabel. João Batista deve ser para nós uma referência, porque sua vida simples no deserto foi fiel e voltada para Deus. Ele dizia: “Convertei-vos e credes no Evangelho!”. As palavras de João Batista chamava as pessoas para uma mudança de vida, o que atualmente são necessárias, porque a conversão é um processo constante na vida do ser humano. O mal está sempre nos sondando. João Batista é aquele também que aponta o cordeiro: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Ela sabe e tem consciência disto. João Batista veio para fazer a vontade de Deus. Esta deve ser a minha e a nossa missão de escutar e vivenciar a palavra de Deus.

 

No fim da Missa, padre Djalma conduziu a Oração a Ave Maria e aos fiéis falecidos.

 

Vagner Mattos